O Partido Republicano Brasileiro-PRB renovou sua comissão provisória que ficou assim constituída, presidente Francijaime Pinheiro Costa, vice - presidente Joaquim da Cunha Saldanha, secretária Maria Dalva Paulo, tesoureiro Rubens Glauco Pinheiro Costa, segundo secretário Geosanam Leitão, primeiro vogal Francisco Helder Pinheiro e segundo vogal Patriciana Barreto. Os vereadores Helder e Geosanam insatisfeitos com a direção municipal pediram para sair da comissão. Disse Helder "o PRB local está na contramão do partido a nível nacional, acho que não está havendo democracia, por isso peço que retire meu nome". Ao contrário do entendimento do vereador, o ex-prefeito Francijaime culpou os dois de não estarem em sintonia com a sigla e afirmou "Helder foi o vereador mais valorizado do partido, ele não é partidário, só pensa nos interesses pessoais. Eles não ficam no PRB porque já estão comprometidos com a gestão municipal". Tentando apaziguar os ânimos dos aliados. Gelson Ferraz vice -presidente do partido em Fortaleza, propôs que os vereadores Helder e Geosanam sentar-se com a direção do partido, "porque eu fico triste com a decisão de vocês". Participaram do evento realizado na câmara municipal o deputado estadual Davi Duran, o vereador Gelson Ferraz, o vice-prefeito Jaime Renan, os vereadores Rubens Pinheiro, Natalício Rufino, Helder Pinheiro, Geosanam Leitão, as vereadoras Raimunete Chaves e Ana Keli, além da secretária de ação social Isabete Melo, e outras lideranças municipais.
domingo, 31 de maio de 2015
terça-feira, 26 de maio de 2015
MÉDICA É DISPENSADA DO HOSPITAL POR NÃO ASSINAR DOCUMENTOS
A denúncia foi feita pelo vereador Emiliando Silva-PT, que em contato com a médica Josélia Cavalcante Peixoto, esta disse que foi dispensada pela prefeita Ila Pinheiro, porque não concordou em assinar documentos. Segundo a médica a prefeita teria ligado pra ela dizendo "não preciso mais dos seus serviços". De acordo com o vereador, Josélia se negou a assinar procedimentos cirúrgicos como se ela participasse das cirurgias feitas no hospital municipal. O serviço feito pela médica Josélia são exames de ultrassonografia . "Essa atitude da prefeita é indecorosa, imoral, criminosa e aética, e deve a câmara municipal tomar posição para apurar isso", disse o vereador Emiliando que acrescentou "as cirurgias que estão sendo feitas no hospital é sem a presença do anestegista, e isso não pode, se for denunciado no conselho regional de medicina, o hospital pode ser punido". Ela agiu corretamente se negando assinar esses documentos, completou o vereador. A reportagem fez várias ligações por telefone para a médica José Peixoto, mas não conseguiu falar com ela. Em contato feito com o médico Decidério Pinheiro Peixoto, seu colega de trabalho numa clínica na cidade de Limoeiro do Norte, onde ambos residem, Decidério afirmou ter conhecimento do fato, e acrescentou que outro motivo para Josélia ter deixado de trabalhar no hospital municipal de Jaguaretama, "foi o problema de pagamento". COLEGA - Outra denúncia do petista é contra o vereador Natalicio Rufino, que segundo Emiliando está em desvio de função, ao trabalhar no hospital no setor da administração. "Ele não pode trabalhar neste setor, porque é vereador, e a lei impede, ele só pode tirar o plantão dele e pronto". Natalício é servidor da prefeitura e sua função é atendente odontológico, mas não exerce a função porque no hospital não tem consultório odontológico, ele trabalha como técnico de enfermagem. Rebateu Natalicio, "não sei porque essa persiguição de Emiliando, eu estou servindo a população, e quem vai me julgar é o povo". Natalicio foi eleito vereador pelo grupo da oposição, mas hoje está na situação. Os vereadores Emiliando, Raimunete e Ana Kell assinaram a denúncia de desvio de função de Natalício e ajuizaram uma ação contra ele no ministério público.
domingo, 24 de maio de 2015
DOZE PESSOAS SÃO DEFERIDAS PELA COMISSÃO ELEITORAL DO CONSELHO TUTELAR
Nessa primeira fase do processo de escolha dos conselheiros tutelares, doze nomes foram deferidos e se habilitaram a participar da segunda etapa, que é a prova escrita, que vai testar os conhecimentos dos candidatos sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e Informática. A prova será aplicada pela comissão que coordena o processo eleitoral, no dia cinco de agosto, e quem passar vai concorrer as cinco vagas do conselho tutelar, através do voto popular, cuja eleição está marcada para o dia quatro de outubro. Foram deferidos os nomes de Alidiane Bezerra Pinheiro, Antônia Ironeide Peixoto, Antônio Anderson Pinheiro, Débora Arraby Peixoto, Ediana Fernandes Calixto, Elizio Carlos de Almeida, Francisca Cleide Peixoto, Genira Bezerra, José Guerreiro Lima Arruda, Maria Clébia Borges Nogueira, Maria Jessyca Silva e Romário Oliveira Gomes. Três desses candidatos, vão disputar a reeleição, Aldiane, Clébia e Ediana.
COPINHA SUB 13 REVELA JOGADORES
O time Vila União foi o campeão da Copinha Sub 13 realizada no ginásio esportivo desta cidade. Além do titulo, o Vila União tem o jogador Denilson (foto) como artilheiro da competição, com 24 gols. Para os ganhadores foram entregue medalhas, troféus e dinheiro, conseguido através dos patrocinadores. Pedro Henrique e João Victor foram considerados os jogadores revelação. Luis Bezerra Peixoto Júnior, o gavião, foi quem organizou a copinha que inscreveu oito times, Barcelona, Corinthas, Andaraí, Cruzeiro, Juventus, Ceará, Flamengo e Vila União. O jogo final o campeão enfrentou e venceu o Cruzeiro por 3 a l. FUTEBOL. No campo Beira Rio, jogaram Barragem e Pantanal válido pela primeira rodada do campeonato de futebol da campo. Dez times participam da competição que é promovida pela prefeitura municipal.
SINDICATO COM NOVA DIREÇÃO
Foi
eleita para um mandato de dois anos a nova diretoria do Sindicato dos
Servidores Público de Jaguaretama. A única chapa Unidos Somos Fortes, recebeu
131 votos dos 209 associados em condições de votar. Foram colocadas três urnas,
uma na sede do sindicato e duas itinerantes, cidade e zona rural. A eleição foi
conduzida pelo representante da Central Única dos Trabalhadores, Antônio
Marcos Pinheiro que junto com a direção do sindicato marcou para o dia 13
próximo, a posse dos novos dirigentes. Presidente Nerivanda Lopes de Lima; José
Valdizio Barreto - vice-presidente; Sueline Brito de Araujo-secretária geral;
Nadir Galdino Barbosa-secretária de finanças; Maria Francineide Tomé
Gomes-Secretária de formação politica sindical; Maurivan Soares Lima-secretário
de imprensa e comunicação; Alex Vieira Silva-secretário de assuntos jurídicos;
Joana Aparecida Oliveira Diniz-secretária da mulher trabalhadora; Frncisco
Tiago Souza-secretário da juventude; Iracema de Lima Maia-secretária de saúde
do trabalho e previdência social; Marcos Vinicius Vieira - secretário da
diversidade e promoção da igualdade racial. Suplentes: Francisco Segundo de
Assis, Antônio Sebastião Silva Lemos, Charlielton Souza Pimenta, Antônio Edson
de Campos e Francisco Gilderlanio Pereira Pinheiro. Conselho Fiscal Efetivo:
Leandro Assis Saldanha, Maria do Socorro Gomes de Oliveira, Maria Zeuma de
Jesus. Suplentes: Raimundo Gilberto de Oliveira e Maria de Fátima Bezerra. O
atual presidente Vinicius Bezerra Lima deixa a direção do sindicato, que segundo
ele com o dever cumprido, "hoje qualquer sócio ver o sindicato atuante e
na vanguarda dos interesses de seus associados". Após a apuração dos
votos, Nerivanda disse "vamos continuar trabalhando com a mesma vontade ,
colocando em primeiro lugar os interesses de todos que fazem o nosso
sindicato".
ACIDENTE NA CE-371 DOIS MORTOS E UM FERIDO
O acidente foi na CE-371, altura do quilômetro 73, localidade de Sabiá, com uma Pajero dirigida por Marcilio Ferreira, saiu ferido. Os demais passageiros, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municipios, Airton Maia Nogueira, 79 anos ainda chegou a ser medicado no hospital de Jaguaretama e depois transferido para Russas, mas não resistiu os ferimentos e morreu. O advogado Abel Castelo Branco, 70 anos morreu no local, com fratura no crânio. O motorista disse para polícia que o carro travou a direção. Os três passageiros iam para cidade de Solonópole, aonde Airton Maia tinha propriedade e familiares.
RODOVIA ESTADUAL RECEBE NOME DE EX-PREFEITO
A propositura foi apresentada na Assembléia Legislativa pelo deputado estadual Antônio Granja de ser denominada Raimundo Lucas de Brito a Rodovia CE 226, ligando o entroncamento da CE 153 no município de Banabuiú, com o entroncamento da CE 371, município de Morada Nova, esse trecho tem uma extensão de 50 quilômetros e corta terras de Jaguaretama. A justificativa dada pelo parlamentar foi que Raimundo Lucas de Brito, popularmente conhecido por Drena foi uma personagem da história de Banabuiú, antes distrito de Quixadá. e que suas diferentes ações onde atuou, principalmente na politica partidária, tendo sido prefeito de Jaguaretama e vice-prefeito três vezes, nos idos de 1983 a 1988. Ele também se destacou, disse Antônio Granja, nas atividades comerciais e pecuárias. O ex-prefeito nasceu em 1927 no então distrito de Belo Horizonte, antes pertencente a Quixadá e faleceu em fevereiro de 2015.
AÇÕES NÃO ESTÃO RESOLVENDO O DESABASTECIMENTO D’AGUA
Reuniões entre técnicos do governo estadual com prefeita e vereadores ao longo desse ano, foram várias, todas no sentido de solucionar o problema de água da cidade, entretanto nada ainda foi resolvido de maneira satisfatória. Seis poços foram perfurados, no aluvião do rio do sangue e até na avenida na avenida de contorno(foto). A Cagece deve interligar todos eles ao sistema, como plano de "manobras operacionais", para suprir o desabastecimento. No entanto dos poços perfurados, só um apresentou resultado de uma boa vazão. A Cogerh por sua vez estuda possibilidades de construir uma adutora emergencial saindo do açude Boqueirão. Já a adutora definitiva que virá do açude Castanhão é uma incerteza, muito embora tenha sido prometida por políticos do governo. Devido as reclamações dos usuários, está sendo avaliado pela Cagece a possibilidade de suspender a cobrança das contas de água. "Pagar água sem ter é injusto, e quando tem é de péssima qualidade", diz a dona de casa Socorro Barreto. Com a crise, vários carros-pipas estão vendendo água, que tem procedência duvidosa. A prefeitura com dois carros-pipas abastece as residências das pessoas carentes, muito embora alguns "privilegiados" da prefeitura estejam abastecendo suas casas com a pipa da prefeitura. O vereador Emiliando Silva denunciou o fato. PAU - O leigo Antônio Nogueira da cidade de São Miguel - Rio Grande do Norte, com um simples pedaço de pau consegue identificar local, que perfurando encontra água. Segundo ele, vários locais perfurados apontado por ele, apresentou uma "veia d'água". Em função dos acertos de Antônio tem se itensificado a procura do mesmo para indicar lençol freático na cidade e na zona rural.
ALIADOS ROMPEM COM A PREFEITA
O grupo político do ex-prefeito Francijaime Costa rompeu
com a prefeita Ila Pinheiro, ao entregar os cargos comissionados que tinha na
prefeitura. O último a sair foi o engenheiro Carlos Roberto Costa que ocupava a
secretaria de infra estrutura. Antes dele, sua irmã Ana Costa tinha feito o
mesmo, deixado a secretaria de educação. Agora fora do poder e pai do
vice-prefeito Jaime Renan, Francijaime diz " ela agora terá um inimigo
político, e vamos fazer o possível para instalar uma comissão parlamentar de
inquérito, porque motivos para tal existem". O estopim da crise
entre entre Ila e Francijaime foi na eleição estadual, quando houve uma
disputa acirrada dos dois grupos para ver quem dava mais votos aos seus
deputados. E se acirrou por ocasião da eleição da mesa diretora da câmara
municipal, quando Ila fez de tudo para que Rubens Pinheiro não fosse reeleito
presidente. Até secretarias municipais foram oferecidas ao grupo da
oposição para não votarem em Rubens, que é irmão de Franijaime. SAÚDE - Quem
está prestes a deixar também o grupo da situação, é o vereador Emiliando
Silva, que já tomou conhecimento que a prefeita já anunciou que a partir do dia
primeiro de janeiro, "todos os cargos indicados pelo vereador serão
exonerados", começando pelos dois secretários de Meio Ambiente e Saúde. Ao
saber da notícia, Emiliando disse "é uma pena porque todos ajudaram
eleger a prefeita". Faz tempo que Emiliando Silva tem sido um
"gargalo" para Ila, em função das constantes criticas a gestão.
Com a saída do grupo político de Francijaime, de Emiliando e anteriormente da
vereadora Raimunete Chaves, já são três importantes grupos que contribuíram para
eleição da prefeita Ila Pinheiro.
ARTE E TALENTOS NA FEIRA LITERÁRIA
Pelo quarto ano seguido a escola estadual Instituto
Imaculada Conceição realizou sua feira literária, coordenada pela professora
Angélica Almeida. Participaram do evento 340 alunos do ensino médio e 23
professores. As atividades que durou um dia teve músicas, histórias em
quadrinhos, poemas, literatura infantil, futebol e exposição de diversos
trabalhos. Dentro dos temas que foram mostrados, costumes e lendas
Jaguaretamense, "para mostrar outra cara de nossa cidade, que
infelizmente é vista como terra do medo", frisou Angélica que
disse mais "não gosto de trabalhar comprando aluno, e sim
recompensando", Referindo-se aos alunos participantes da feira que não
receberão notas. Homenagens foram feitas a pessoas que todo ano faz doação de
móveis, roupas para feira, como Sônia Almeida, Maria Brito e a falecida Nenen
Segundo. Visitaram a feira alunos e professores de outras escolas, além de
populares. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida, esta
frase é do escritor Fernando Pessoa, e expressa bem o valor da leitura, conta a
professora Angélica.
Foram distribuídos com crianças dos bairros Adauto Pinheiro, Vila
Conceição, Acampamento e Adivan Peixoto brinquedos, picolés e sorteados
celulares, bicicleta, garrafão de água mineral, panetone, além da animação do
palhaço Grafite. A festa de natal foi promovida pela rádio Emoções FM em
parceria com pessoas voluntárias como a evangélica Maria José
Carneiro e o ex-vereador Jurailson Brito. Todos os presentes dados as crianças com
idade entre 3 a 10 anos, foram doados por comerciantes da cidade e de
Fortaleza, além de políticos que viram a iniciativa como importante e de
alcance social muito grande, destacou a vereadora Raimunete Chaves. Já o
empresário Glairton Cunha frisou "ação desse tipo só faz o
bem, porque toda criança sonha com esse dia, e quando recebe qualquer presente
fica muito feliz". Se não fosse o trabalho incessante e a persistência
dele, nada disso teria acontecido, por isso ressalto a voluntariedade do radialista Valdizio Barreto,
acrescentou o ex-vereador Jurailson Brito. De acordo com o diretor da rádio
Emoções, Antônio de Pádua, foram coletados e distribuídos aproximadamente 1500
presentes. Para ele a promoção foi válida, "porque ocupamos um espaço que
tradicionalmente é da prefeitura, mas como a gestora ignorou a
data, decidimos fazer o natal das crianças".
RUBENS É REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA
A decisão só saiu na ultima hora, depois de esgotadas todas as conversas entre os vereadores do grupo de oposição, que contou com o voto do vereador Emiliando Silva, da situação, para vencer o pleito. Rubens Pinheiro venceu seu concorrente Elder Pinheiro por seis votos a cinco. A nova mesa diretora ficou assim formada, presidente Rubens Glauco Pinheiro, vice-presidente Raimundo Emiliando Silva, secretária Ana Kelli de Queiroz e segundo vice-presidente José Antônio Lopes Pereira. Na sua fala Rubens disse "eu garanto que Jaguaretama terá um novo momento". Já Emiliando frisou "nada mais justo do que o vereador Rubens ser reconduzido a presidência. Eu quero justificar o meu voto, nós fomos tratados como objeto, que a prefeita saiba que nessa casa tem homem que merece respeito". Na oportunidade o ex-prefeito Francijaime Costa, irmão de Rubens e pai do vice-prefeito Jaime Renan adiantou que os cargos ocupados pelo pessoal indicado por ele, serão entregue a prefeita municipal, inclusive a secretaria de infra estrutura, ocupado por Carlos Roberto Costa irmão de Francijaime. Durante o processo de "conversação" dos vereadores, Francijaime deixou claro que defende uma comissão parlamentar de inquérito, para apurar investigar e apurar desmandos e desvio de conduta da prefeita Ila Pinheiro, como quer os vereadores do PSDB, PMDB e PR, que assinaram documento formalizando a CPI.
PROJETO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A câmara municipal se reuniu extraordinariamente e
desaprovou o projeto do executivo municipal, que tratava sobre a taxa de
iluminação pública, cobrada pela Coelce e que passaria a ser de
responsabilidade da Prefeitura. Nove vereadores votaram contra a matéria,
um se absteve e somente o líder da prefeita, Alzimar Peixoto votou a
favor. A maioria dos parlamentares arguiram que teria que ter mais tempo
para analisar o projeto, bem como fazer comparação como o projeto em vigor
desde 2004. Disse José Antônio Lopes "esse projeto é uma batata quente nas
mãos da prefeita". Já Emiliando Silva frisou "não é um projeto para
ser votado em regime de urgência, precisamos saber como é o consórcio, tem
várias contradições, deveria ter sido discutido em audiência pública. Só o
município de Fortaleza dos 184, assinaram o protocolo. O povo não pode pagar
mais um aumento". Em defesa do projeto, Alzimar rebateu "o projeto é
necessário ser aprovado até o final de dezembro, caso não seja, vai comprometer
os dois poderes". De acordo com o vereador Élder Pinheiro, em setembro
numa reunião na cidade de Limoeiro do Norte, os técnicos da Coelce se
comprometeram de repor todas a luminárias das vias públicas, mas não fez".
Com a rejeição do projeto prevalece o atual , permanecendo a cobrança da taxa
de iluminação pública, bem como a manutenção das vias públicas de
responsabilidade da Coelce.
TIROTEIO E RESGATE DE PRESOS DA CADEIA PÚBLICA
Um grupo armado de cinco homens invadiram a cadeia pública desse município e resgataram presos(a polícia não revelou os nomes, mas sabe-se que foram sete, dentre eles Sula e Bode). Depois da ação criminosa que durou dez minutos, os bandidos fugiram em um carro de cor vermelha. Dois policiais estavam na cadeia e se refugiaram com medo de morrer. Uma hora depois a polícia recapturou seis fugitivos alguns deles armados. Feita a contagem, dos vinte e dois presos que estavam na cadeia, faltaram sete. Duas motos foram tomadas de assalto por dois dos fugitivos. Viaturas de municípios vizinhos foram deslocadas para ajudar nas buscas aos fugitivos, inclusive policiais do Cotar e do Raio. Quinze presos foram transferidos para delegacia de polícia civil. Relataram os vizinhos que a invasão foi as cinco horas da tarde e foram disparados mais de cem tiros, de armas de grosso calibre. Um dos tiros atingiu a porta de um prédio vizinho a cadeia. Nenhuma informação foi dada pela polícia, exceto o policial Bruno que estava na permanência junto com o agente prisional Antoniel, no seu primeiro dia de trabalho.
"Nós escutamos os tiros e tentamos revidar, mas
se refugiamos no telhado de uma casa vizinha", conta Bruno.
EX-ALIADOS CULPAM A PREFEITA ILA PINHEIRO DE ‘ ‘ FICAR BRINCANDO DE FAZER POLÍTICA’’
Foi na posse do presidente da câmara Rubens Pinheiro, que os ex-aliados
da prefeita municipal Ila Pinheiro, vereadores Emiliando Silva, Raimunete
Chaves e o ex-prefeito Francijaime Costa, aproveitaram o momento e na presença
dela disseram "você está brincando de fazer política, faltou
compromisso, por isso perdeu a maioria na câmara. Você traiu seus companheiros,
está em jogo a governabilidade do município", Francijaime Costa. No mesmo
tom o vereador Emiliando Silva não poupou criticas e frisou "lamento que
pessoas que foram responsáveis pela eleição da prefeita estejam sendo
demitidas, a partir de hoje serão dois longos anos de velório. A vereadora
Raimunete também alfinetou a gestora, "Jaguaretama está morta, precisamos
de uma administração popular, que ofereça qualidade de vida melhor as pessoas,
o município está regredindo, no dia mundial da paz, houve tiroteio, tem
muita coisa errada". Mostrando sua insatisfação com a prefeita, o vice-prefeito
Jaime Renan disse "não sei se essa lavagem de roupa foi certa , mas foi
bom o que aconteceu, para que o povo tomasse conhecimento". A
resposta de Ila as criticas foram "a política é cheia de
democracia, eu cumpri 90% dos acordos com os partidos políticos, se o município
está em maus lençóis, é o Brasil todo. Nós estamos tentando consertar a situação da falta d'água. Os
secretários indicados não fizeram o trabalho que era pra fazer". ACORDO-
Num tom de desabafo o vereador Élder Pinheiro, da base governista afirmou, fui
candidato a presidente da câmara porque vereadores da oposição disseram que
votariam em mim. Fizemos o acordo de homem, eu não procurei eles, fique bem
claro, infelizmente o acordo não foi cumprido". Edilson Nobre do grupo de
oposição, rebateu "eu concordo com você, mas não fui eu que procurei
você". A vereadora Ana Kelli refutou as acusações, pediu desculpas mas
disse que tinha recebido propostas irrecusáveis de Élder, não queira se
desculpar Élder, colocando culpa em nós, todos nós erramos". José Antônio
citado nas acusações, afirmou "acho que o colega Élder está querendo
se limpar com seu partido colocando culpa nas pessoas erradas. Eu sou tão limpo
que devolvi o que Élder me entregou e finalizou "vamos esquecer essas
picuinhas políticas" .
PREFEITA MUDA SECRETÁRIOS
A prefeita Ila Pinheiro mais uma vez muda secretários, e ontem empossou novos titulares, além de indicar a técnica em enfermagem Aldiana Pessoa para diretora do hospital municipal. Disse ela para uma platéia formada por servidores comissionados, "agente precisa mudar quando não está dando certo" e aproveitou para criticar adversários políticos e a imprensa, "nós vamos dar a resposta com trabalho e fazer as mudanças prometidas". Esquecendo ela de citar as dificuldades financeiras da prefeitura, que dentre outras está o salário atrasado dos servidores comissionados, alguns com quatro meses. Os novos secretários são Luis Bezerra Queiroz Neto(saúde), Ariosvaldo Saldanha(seinfra), Sheila Pinheiro(cultura), Ana Elisabete Pontes(governo e gestão), Aida Pinheiro(controladoria geral), Filadelfo Pinheiro(meio ambiente. Ari e Filadelfo vão acumular os cargos nas secretarias de articulação política e agricultura, respectivamente. O novo titular da saúde, Luis Queiroz assumiu prometendo resultados e "humanizar o atendimento no hospital". Ressaltou ele suas experiências em outras prefeituras. Com essas mudanças no secretariado, já são oito no atual governo, e todas foram por questões políticas, em virtude do rompimento da prefeita com seus ex-aliados, vereadores Emiliando Silva, Raimunete Chaves e o ex-prefeito Francijaime Costa. Deixaram os cargos de secretários Edmilson Filho, Carlos Costa, Ana Cláudia Costa, Conceição Girão, Judite Maia e Ronaldo Maia(anteriormente). O ex-controlador geral do município Marcílio Mauricio foi para secretaria de educação, a coordenadora escolar Sheila foi para secretaria de cultura, Aida Pinheiro saiu do gabinete da prefeita e foi para controladoria, Ana Pontes deixou uma função burocrática e foi para secretaria de governo e gestão.
FAMÍLIAS FESTEJAM CHEGADA DE ADUTORA
As 130 famílias das localidades de Lagoa da Porta, Cachoeira do Balduíno, Marmimoc, Boa Paz e São Francisco, festejaram a instalação de uma adutora que abastece as residências com água do açude Castanhão. A obra foi iniciada em junho de 2012 e custou R$ 1.650.000,00, recursos do governo federal. O presidente da associação comunitária Lagoa da Porta, que conveniou a obra, Ivanildo Hermógenes da Cunha convidou os deputados Danilo Forte e Antônio Granja, responsáveis pela intermediação da adutora, liberada pela Funasa, bem como vereadores, ex-prefeito Afonso Cunha(a obra foi assinada na gestão dele), empresários Glairton Cunha, Nidovando Pinheiro, para comemorarem a chegada da água, depois de mais de dois anos de espera. Disse Didi como é chamado Ivanildo Hermogenes, "esse momento para nós é muito importante, porque esperamos esse tempo todo para celebrar esse acontecimento, que era um sonho de todos que moramos nessa região". Já o deputado estadual Antônio Granja, ressaltou a "luta" pela adutora, que na verdade foi iniciada em 2006, mas "devido o dinheiro ter sido desviado para outras localidades, nós não abrimos mão e solicitamos novamente a Danilo Forte, que presidia a Funasa, e conseguimos", disse mais, "para mim que sou médico é prazeroso trabalhar com esse tipo de obra, porque água é vida e essencial para saúde das pessoas". Depois das falas dos políticos e convidados, um almoço foi servido. A prefeita por questões políticas não compareceu.
ESTA GESTÃO MORREU, TEREMOS DOIS LONGOS ANOS DE VELÓRIO – VEREADOR EMILIANDO SILVA
Indignado com a prefeita Ila Pinheiro e o marido dela Ariosvaldo
Saldanha, o vereador Emiliando Silva-PT disparou "esta gestão morreu,
teremos dois longos anos de velório" e alertou "as pessoas
tenham cuidado com os gestores que estão no poder , Ari é o câncer de
Jaguaretama, ele foi botado na politica pelo tio e depois o traiu,
sabemos que ele é ficha suja e não pode ocupar nenhum cargo público", e
continuou "familiares da prefeita estão se locupletando da prefeitura, eles
estão usando o poder para prejudicar famílias", referindo-se aos
servidores comissionados que foram demitidos. Disse mais "existe dois
prefeitos em Jaguaretama e se Ari fosse de fato articulador político não
estaria do jeito que está, ele não se elege nem para vereador, ele causou
desordem dentro da família dele, a prefeita não tem o mínimo de respeito pelas
pessoas", e finalizou "quero repudiar a atitude de Ari que pediu para
o radialista Valdizio Barreto se retirar de uma reunião no prédio da
câmara, com os servidores da saúde, o primeiro a sair era ele, isso
é uma atitude totalitária, ele ainda não caiu a ficha". A vereadora
Raimunete Chaves que também foi uma das aliadas de Ila, endossou as
colocações de Emiliando e afirmou "corroboro com todas as
declarações do colega, quando se coligamos foi para melhorar Jaguaretama,
câncer é quem nós apoiamos e colocamos no poder", e acrescentou "Ari
diz uma coisa e pratica outra, ele quer se perpetuar no poder, quer governar
para si, vamos fazer um requerimento para rever a questão da ficha limpa, e ele
é ficha suja ocupando cargo público". Uma comissão parlamentar de
inquérito está sendo articulada pelo grupo da oposição, que diz ter elementos
suficientes para incriminar a prefeita, entre eles a apropriação indébita
pela prefeita Ila das parcelas dos empréstimos consignados de vários servidores
municipais.
PREFEITA ASSINA TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA PARA PAGAR SALÁRIOS
Reclamado pelos servidores municipais e corroborado pelo
promotor público Igor Caldas Baraúna, a prefeita Ila Pinheiro assumiu o
compromisso de pagar até o dia 15 de cada mês, o salário dos servidores, e
botou sua assinatura no Termo de Ajustamento de Conduta, também assinado pelo
presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, José Vinícius Lima. Se
houver descumprimento do acordo, a prefeita e a prefeitura pagarão multa diária
no valor de R$ 1.000,00, além de configurá ato de improbidade
administrativa. O Termo de Ajustamento de Conduta tem eficiência imediata
e seu cumprimento é para o ano de 2015, e será acompanhado pelo Ministério
Público e pelo Sindicato dos Servidores Municipais. Diz o documento "cabe
ao Ministério Público a promoção de inquérito civil público para proteção do
patrimônio público e social, considerando que o salário é verba de natureza
alimentícia e deverá ser pago com preferência sobre todos os demais débitos,
considerando também que é violação do principio da legalidade configurada ato
de improbidade administrativa sujeita as penalidades preconizadas na lei número
8.429/92. Para o dirigente do Sindicato dos Servidores Municipais, José
Vinícius Lima, "o termo foi uma conquista da categoria, faltando agora a
prefeita definir o pagamento do salário de dezembro de 2012".
HIPÓDROMO MUNICIPAL ABANDONADO
O poder público virou as costas para o hipódromo
municipal, e se isso não fosse suficiente o local tornou-se um
antro de sujeira, dado a proximidade com o lixão(foto) do município. As
corridas de cavalo estão prejudicadas, devido o espaço físico(baias, pista,
galpão), estarem comprometidas, sem contar a falta de energia, falta
d'água e a sujeira que invadiu o local. Um canil foi feito no local das baias,
tomando espaço para os animais. E o pior, dejetos de fossas são despejados no
local. "Nós cancelamos uma corrida de cavalo porque do jeito que estava o
hipódromo ninguém vinha, pedimos uma máquina a prefeita mas ela
negou", disse o criador de cavalo Luís de Souza. Outra situação incômoda
para os frequentadores do hipódromo é a fumaça que vem do lixão, "agente
só aguenta isso tudo, porque gostamos das corridas", afirmou Júnior
Saldanha tratador de cavalo. O galpão é outro que expõe o descaso da
prefeitura, que mostra sinal de indiferença com o logradouro construído para a
prática do esporte, no ano de 2001. Sem portas, telhado quebrado, sem
energia(foi roubada), as colunas expõem os ferros, um cenário completo de
abandono. Não muito longe do hipódromo, e perto do matadouro municipal outra
situação de verdadeiro descaso. Animais mortos, entulhos, papeis,
garrafas de vidros, ossos de animais(foto), são jogados e formando um novo
lixão.
GOVERNO PROMETE FAZER ADUTORA EM 60 DIAS
Sem licitação e com um custo estimado em Um Milhão e Meio de Reais, o
governo estadual assegurou construir uma adutora de engate rápido, num prazo de
sessenta dias, que vai tirar água do Rio Jaguaribe, na localidade de Alagamar.
Disse o secretário de recursos hídricos, Francisco Teixeira "nós vamos
fazer um estudo para saber o orçamento e ver se dentro de 60 dias chega água na
cidade de Jaguaretama". A certeza de fazer a obra foi perante a prefeita
Ila Pinheiro, os vereadores Rubens Pinheiro, Raimunete Chaves e Ana Kely e
representantes da sociedade civil, dentre eles Josivaldo Oliveira do Movimento
dos Atingidos por Barragens, responsável em articular a audiência,
realizada no Palácio da Abolição. Representando o governo estavam o
Secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, Secretário de Recursos
Hídricos Francisco Teixeira, Chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista,
dirigentes da CAGECE, COGERH e Secretaria das Cidades, além do deputado
estadual Leonardo Pinheiro e o Secretário da Fazenda Mauro Filho. Contextualizando
a situação do abastecimento de água da cidade Josivaldo Oliveira afirmou
"nós não vamos aceitar que o açude Castanhão abasteça irrigação, indústria
e não tenha em Jaguaretama". Já a prefeita Ila destacou "este
problema foi anunciado em setembro de 2013, e que as medidas até então tomadas
foram paliativas, nós queremos solução". Defensor que o bombeamento de
água vinhesse do açude Boqueirão, o secretário Ariosvaldo Saraiva foi criticado
pelo engenheiro Eduardo Segundo do DNOCS que disse "quem defende adutora
do Boqueirão é quem não conhece a realidade de Jaguaretama", e foi apoiado
pelos dirigentes do governo que garantiram ser seguro e viável a retirada
de água do Rio Jaguaribe ADUTORA- A execução da adutora será com tubulação trazida
da cidade de Canindé. 18 kms aproximadamente é a distância entre o rio e a
cidade de Jaguaretama. Admitiu os técnicos do governo que outra
adutora(convencional) seja construida na localidade de Jaburu, para retirar
água do açude Castanhão. Participaram da reunião os representantes
Geraldo Magela e Pedro Paulo(maçonaria), Vinícius Lima e Valdizio
Barreto(sindicato dos servidores municipais), Francisco Barreto(professores),
Eduardo Segundo, Luís Alberto e Luís Lemos(Associação dos Filhos e Amigos de
Jaguaretama), Genival Pinheiro(sindicato dos trabalhadores rurais), Francisco
Antônio(assentado), Frei Francisco Antônio(igreja católica) vice-prefeito Jaime
Renan, Diassis Nogueira(comerciante e representando o Movimento água para
Jaguaretama), presidente do PMDB local, José Auri Leite e Suerda Silva do MAB.
Afirmou Diassis que que a manifestação do dia 30 próximo está confirmada,
"mesmo o governo dizendo que vai fazer a adutora".
POPULAÇÃO VAI AS RUAS PEDIR ÁGUA
EX PREFEITO ARI SALDANHA ACUSA EMPRESA DE NÃO TER TERMINADO A CRECHE
Somente
agora, quase sete anos depois, o ex prefeito Ari Saldanha, fala sobre a creche
do programa PROINFÃNCIA, iniciada no final da gestão dele(2008), em convênio
com o governo federal, e que até agora não foi concluída. Ari que ocupa o cargo
de secretário de infra estrutura concomitante com o de articulador
político, foi a câmara municipal, convocado para dar explicações sobre as obras
inerentes a sua pasta. Ele se exime de qualquer culpa, inclusive de ter
desviado dinheiro da creche, como foi denunciado, e aponta a construtora FI
Bezerra Ltda de "estar sendo denunciada para cumprir o dever dela",
mas admite que "o convênio que assinei não era para ter assinado e que
quase todas as creches iniciadas naquela época poucas foram concluídas".
Ari também culpa a gestão de Afonso Cunha de "não ter prorrogado o
convênio". Sobre os serviços que foram feitos (38%) são de total
responsabilidade da construtora e que o FNDE está sendo informado pela
prefeitura, afirmou o secretário. Para a vereadora Raimunete Chaves, que propôs a convocação de Ari, "as explicações não me
convenceram", a mesma coisa disse Ana Kelly "tem alguma coisa errada,
que interesse tem uma empresa terminar uma obra pública?. Outro que não
concordou com as respostas do secretário. foi o vereador José Antônio,
"não tem o que se discutir, o dinheiro foi desviado" e aponta o valor
supostamente "surrupiado" R$ 519.430,00. Segundo o vereador o
recurso pago a empresa foi R$ 637.000,00, quando se observa que só foi
aplicado, conforme laudo, R$ 118.000,00. Ari ainda falou sobre outros assuntos,
como unidade de saúde em construção, mercado público, galpão para as máquinas
da prefeitura, estrada para o parque aquícola e o abastecimento d'água através
de carros pipas, dizendo "os pipeiros estão ganhando para levar água boa e
não ruim", se referindo aos carros contratados pelo exército brasileiro,
que abastece a zona rural.
PAI ACUSADO DE ESTUPRAR FILHAS ESTÁ PRESO
Foi
preso pela polícia militar o agricultor Francisco Gomes de Oliveira, 63 anos,
acusado de estuprar suas três filhas J.B.O. 14 anos, J.B.O. 10 anos e P.B.O 8
anos, O caso só foi descoberto porque o professor Leonardo Diógenes, que é
vizinho do acusado que mora no sitio Possinhos, e também professor das meninas,
soube e o denunciou. A companheira do agricultor Doraci Bezerra da Silva ao
depor perante a delegada Karine confessou o crime e disse que "ele quando
bebia alisava as meninas e pegava "naquilo" do agricultor" e que
não denunciava "porque tinha medo dele". A menor J.B.O 14 anos
afirmou para a reportagem "ele sempre quando bebia mandava pegar, agente
morria de medo, ele mandava sentar na rede, ele tinha mais força que eu",
e continuou "ele fazia com todas as três, minha mãe reclamava, mas ele
dizia eu estou fazendo isso com minhas filhas não posso não?". Segundo
CRISE D'ÁGUA MUDA HÁBITOS DE MORADORES
A
falta d'água está mudando os hábitos de muita gente, que não acreditavam que
chegasse a esse ponto. E cada um faz o que pode para conseguir água para
suas necessidades. Seja através de carro-de-mão, de moto(foto), em
baldes, ou armazenando em caixas d'água. Espalhadas na cidade, em pontos
críticos, aonde não vai água da CAGECE, depósitos(foto) tem sido a salvação de
muitas pessoas, que não podem comprar água potável, trazida em carros-pipas.
Nesses depósitos cedidos pelo governo estadual, o permitido é que cada pessoa
retire vinte litros de água por dia. Esta medida que não atende toda a
população, é enquanto uma adutora seja feita. Com o agravamento da situação, o
lençol freático do rio do sangue está secando, e piorando o precário
abastecimento feito pela CAGECE, que ainda distribuía água em alguns pontos da
cidade, apesar da má qualidade. Atualmente o volume de água captada pela CAGECE
é de 400 mil litros por dia, bem inferior ao volume necessário um milhão e
setecentos mil litros diário. "Eu só uso essa água para lavar roupa
e tomar banho", diz a dona de casa Maria Rosa Silva que pega água para
beber em uma caixa d'água comprada por Neto Nogueira, e instalada na rua padre
Marcondes. Como ele outras pessoas estão se juntando e comprando depósitos com
capacidade para cinco mil litros, e colocando nas calçadas para armazenar água.
CURSOS CAPACITAM JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO
Através da secretaria de assistência social do município,
jovens estão participando de cursos profissionalizantes e se preparando
para entrarem no mercado de trabalho. De acordo com a secretária Isabete Melo
de Oliveira(foto) no ano passado quatro cursos foram realizados para oitenta
jovens, e para este ano mais dez cursos estão programados. Mas para
participar é preciso a família estar no cadastro único, explica a secretária.
Além disso "quem participa de um curso não faz outro", diz Isabete,
afirmando que a meta estabelecida pelo Ministério da Assistência Social , é de
360 jovens serem capacitados. Conforme ainda Isabete dos dezoito cursos
pactuados pela secretaria, pelo menos dez deverão serem realizados. Para a
instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC, Lenilda
Souza(foto) a preocupação do órgão "é oferecer um aprendizado
diferencial, uma coisa é você saber e outra é saber ser, o SENAC não forma o
aluno só em prática e sim um cidadão diferenciado". Os cursos previstos
para o ano são de costureira, bovinocultura de leite, vendedor, montador e
reparador de computador, serígrafo, eletricista e instalador predial,
preparador de pescado, mecânico de motocicleta e operador de caixa. No ano
passado foram realizados os cursos de cabelereiro, auxiliar administrativo,
recepcionista e ovinocultor.
HOMENAGEM PÓS MORTE AO EX-PREFEITO DRENA
Além do historiador Gorete Almeida que ressaltou as virtudes do
ex-prefeito Raimundo Lucas de Brito, conhecido por Drena, falecido
recentemente, os vereadores também destacaram a vida pública do politico que
exerceu os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito de Jaguaretama.
"Seja como político, pecuarista ou comerciante Drena foi um homem
exemplar. Ele pautou sua vida baseada na honestidade, simplicidade e
retidão", frisou a vereadora Ana Kelly de Queiroz. Toda Jaguaretama pode
acompanhar sua trajetória de vida, ele era um ser humano, humano. Um exemplo de
homem público quer serve de referência para todos, disse a vereadora Raimunete
Chaves. Já Alzimar Peixoto relembrou sua vivencia politica com Drena e disse
"ele era um gênio sem ser letrado, uma pessoa que marcou a história de
Jaguaretama". Rodolfo Cunha fez referência ao ex-prefeito "como um
cidadão, e essa casa deve homenagea-lo pela grandeza que ele foi e deixou
Jaguaretama triste". Outro que exaltou as qualidades de Drena foi o
vereador Élder Pinheiro,"na casa dele não faltava pessoas humildes, como
ele era, que ficou conhecido como o prefeito dos pobres. Nós devemos tirar dele
um exemplo de homem público". Por fim frisou o ex-vereador Gorete Almeida,
conhecedor profundo da história política do município, e então vereador quando
Drena foi prefeito(1983 a 1988). "Ele veio do meio rural e exerceu todos
os cargos políticos municipal, coisa que nenhum outro politico do
município atingiu. O Drena era inimigo da arrogância e prepotência, era um prefeito
popular, tornou-se até folclórico. Nunca me arrependi de ter renunciado a
vereança por causa dele, que queriam cometer uma injustiça, caçando-o". E
finalizou contando "contos" do Drena que certa vez disse "não me
peça para ir a delegacia soltar preso, porque ninguém vai preso sem
culpa".
NÃO SÓ É EU QUE ESTÁ EM FUNÇÃO DESVIADA - VEREADOR NATALÍCIO RUFINO
Foi assim que o vereador Natalício Rufino se
defendeu das acusações feitas por seus colegas Emiliando Raimundo da
Silva e Raimunete Oliveira Chaves, ao pedir um parecer da assessoria
jurídica da câmara, a respeito da função desviada do vereador Natalício que
também é servidor do hospital municipal, e que de acordo com documentação
no ano passado o vereador recebeu pagamento referente a plantões,
deslocamento, através da folha do pessoal da diretoria do hospital. Consta
também que Natalício participou de cirurgias feitas no dia 26 de janeiro desse
ano(filmagem) no referido hospital. "Disse Emiliando "não tenho nada
contra o vereador Natalício, apenas pedi um parecer se ele como vereador podia
trabalhar na direção do hospital. Inclusive quando fazia parte da base
governista, alertei a prefeita que ela estava pagando a ele pelo gabinete, e
isso poderia prejudicá-lo", e continuou "a denúncia é do povo que por
sinal tem provas, eu sou vereador para fiscalizar e fico indignado com
injustiça". A vereadora Raimunete reforçou as acusações e
acrescentou "como justificar o vereador estar na escala da diretoria do
hospital, conforme documentação, ele é concursado da prefeitura para atendente
odontológico. Se não tem nada errado, não justifica ele me responder de forma
grosseira". RISCO - Rebateu Natalício dizendo "não sei porque essa
preocupação dos colegas, sou concursado desde 1997. A prefeitura não tem a
função de atendente. Eu só estou fazendo o bem a população. Não só é eu que
está em função desviada, tem muita gente, estou dando ajuda a diretora
Aldiana" e indagou "quem é a vereadora Raimunete?. Caso seja
comprovado as denúncias contra Natalício será aberto um processo administrativo
pela câmara, e ele corre o risco de ser caçado por improbidade administrativa,
de acordo com o parecer assinado pelo advogado José Guerreiro Chaves,
VEREADORAS PROPÔEM SEMANA DA MULHER JAGUARETAMENSE
Aproveitando as comemorações alusivas a mulher, as vereadoras
Ana Kelly e Raimunete Chaves assinaram um projeto de lei que estabelece no
âmbito municipal a Semana da Mulher Jaguaretamense. O evento será comemorado na
primeira semana de março de cada ano, se de fato a prefeita sancionar.
Propõem as parlamentares que no período sejam desenvolvidas ações
voltadas para a mulher como, momento mulher, incentivando o aleitamento,
prevenção de câncer de colo de útero e mama, parto humanizado, inclusive com
distribuição de folhetos educativos, palestras e outros meios de divulgação.
"Nós entendemos que deve ser feito mais para as mulheres, não só
lembrar e festejar o dia das mães por exemplo, mas desenvolver políticas
públicas", acrescentou Ana Kelly. Sua colega Raimunete disse "a
mulher assume a sua missão, é a âncora da sua família, o porto seguro, como
seria a vida sem elas?". As servidoras da câmara foram homenageadas pelas
vereadoras que entregaram as mesmas flores e ouviram a música mulher
brasileira, que destaca todas as qualidades femininas.
sábado, 23 de maio de 2015
SERTÃO EMPRENDEDOR UM PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA COM A SÊCA
Foi
lançado nesse município, através da parceria SEBRAE, SENAR, e Sindicato Rural,
o programa Sertão Empreendedor, que vai atender vinte produtores.
Trabalhar a bovinocultura de leite é o foco do programa, porque este setor é um
dos pilares da economia do município. No evento estiveram representantes do
SEBRAE, gestor do programa Paulo Diógenes, SENAR Eduardo Queiroz,
Sindicato Rural Expedito Diógenes, e prefeitura Ari Saldanha. Na sua
palestra , o consultor Davi Garcez(foto) disse " está na hora de tomar
decisões certas e pautadas na realidade. Tornar a propriedade num negócio
rentável e promover a competividade e sustentabilidade dos empreendedores
rurais no semiárido cearense, é o objetivo do programa". Já Expedito
Diógenes, presidente do sindicato rural, foi mais enfático, "reconheço que
o programa é bom, porém nos preocupa a situação de água no município, que
poderá afetar o andamento das ações do programa". Apesar de ter vinte
vagas destinada a Jaguaretama, só 16 criadores manifestaram interesse em participar
do programa que vai exige uma contrapartida em dinheiro de cada participante.
No estado serão atendidos 1760 produtores de 38 municípios, nas cadeias
produtivas ovinocultura, bovinocultura. avicultura caipira, apicultura,
cajucultura e maniocultura. Durante três anos os produtores participarão de
oficinas, seminários, capacitação e consultorias.
Assinar:
Postagens (Atom)