sábado, 12 de março de 2016

GLAIRTON CUNHA, " HOJE NÃO TEM MAIS ESPAÇO PRA DIVIDIR OU SUBLOCAR A PREFEITURA EM TROCA DE APOIO POLÍTICO"

Assediado por políticos tanto da oposição como da situação, o bancário Glairton  Cunha, pré candidato a prefeito, conversou demoradamente com a reportagem do O LIBERAL, sobre diversos assuntos e afirmou, "conversar agente conversa com todos políticos, mas jamais vou abdicar dos meus princípios, queremos construir um novo momento, é preciso as pessoas terem esse pensamento, não abro mão do meu ponto de v0ista. É preciso fazer mudança, os políticos que não concordarem com essa ideia não tem como trabalhar com agente".
Ciclo de debates - Glairton - Estamos fazendo um levantamento numérico de dados da administração municipal, para agente saber aonde estão as principais dificuldades seja financeira ou administrativa, e aonde estão os disperdi cios. Vamos sentar com as classes organizadas e discutir os reais problemas da segurança pública, saúde, educação, agricultura, esporte que são os pilares de uma gestão.

Crise política - Glairton - Vai afetar a campanha, como de fato está atingindo todo segmento. O povo está muito sofrido e decepcionado com a classe política desacreditada.
Operação Lava jato - Glairton - A classe política está em crise, o governo federal perdeu a credibilidade. Todo dia surge um escândalo, são fatos contundentes, isso atrapalha a economia do país. As denúncias precisam serem apuradas, mas dando direito de defesa aos acusados. Agente costuma dizer  que se cresce numa crise, isso vai deixar ensinamentos. Fazer política é defender os interesses públicos, e não o privado. Não se sabe aonde isso tudo vai parar. Até o ex-presidente Lula foi envolvido, é preocupante porque quem perde é o povo. Desemprego, recessão, produção em  baixa, falta de dinheiro, volta da inflação, tudo isso vira uma  bola de neve. Dificilmente o governo que aí está vai superar essa crise.
Situação política de Jaguaretama- Glairton - A crise afeta todos os entes  federativos, e Jaguaretama também sofre com isso. Aqui tivemos o incremento de alianças mal sucedidas feita pela prefeita, o que atrapalhou  a gestão dela. Quando falo em insucesso, estou me referindo a maneira como foi negociada, sem critério, oferecendo tudo, dando mais para garantir apoio. Nós ao sentarmos numa mesa de negociação, temos que sermos claro, objetivo e acima de tudo defender os interesses coletivos da população, não se  pode fazer acordo que prejudique o interesse do povo, o político precisa ser um defensor público. A seca e violência piora cada vez mais a situação. São várias crises neste governo, aliás um desgoverno.
Como enfrentar a crise - Glairton - Acreditamos que as pessoas que estão a frente do governo busque soluções, porém acho difícil resolver. O momento é delicado, as estamos esperançosos, o Brasil é um país rico, produtivo, é preciso equacionar estas questões. A crise política interfere nas demais, a corrupção, o mau gerenciamento do dinheiro público  destrói a credibilidade do governo, que influencia diretamente na crise financeira, o setor produtivo não investe, o capital externo some, o  dólar supervaloriza, aí surge a inflação, que por sua vez vem a recessão, o desemprego, queda do PIB, na arrecadação, os repasses para as prefeituras diminuem, aí vira uma bola de neve. Senão resolverem a crise política, seja neste ou em outro governo para se restabelecer a credibilidade, e o setor produtivo voltar a reinvestir,  não vejo outra saída a curto prazo.
Visita as  comunidades rurais - Glairton - Tenho visitado as localidades rurais, conversando com as pessoas e escutando-as. Me identificando e fazendo um juízo de valor das questões que mais aflige o povo. Para eu ser candidato mesmo, preciso criar as condições favoráveis para uma futura administração.Não quero ser prefeito apenas por ser, quero desenvolver e implantar um projeto que acredito e confio, para poder avançar. Se eu não conseguir equacionar estas condições prefiro não ser candidato. Não quero e nem vou decepcionar, espero, este povo que tanto espera dias melhores. Por políticas públicas eficazes, transparentes. Nas minhas andanças pela zona rural as pessoas reclamam muito da falta de água, das estradas  ruins, do atendimento precário do hospital, falta de segurança, dos problemas da educação, e também dos "viciados acordos políticos". As pessoas esperam que o próximo governante amenize essas questões.
Seca e Violência - Glairton- São duas coisas preocupantes e de difíceis soluções, até porque não depende diretamente da gente, mas pode e deve ser amenizada. A seca é uma obra da natureza, mas existem mecanismo para conviver com ela. A violência para combater é competência do Estado. O município pode e deve ajudar combate, dando apoio e fazendo as necessárias parcerias com a polícia. Essa situação  específica é de há muito tempo, e não se ver  uma ação concreta dos governos. A transposição do rio Sã Francisco ainda não chegou, deixando o povo a mercê dessa situação de estiagem. Alguns poços profundos foram conseguidos através do nosso deputado Antônio Granja, mas são poucos, apenas ameniza, não são ações  resolutivas. Solicitamos juntos com os vereadores mais poços, além da recuperação de outros, foi feito uma relação que se encontra na SOHIDRA, estamos aguardando. Volto a frisar, dependemos muito da transposição do rio São Francisco para abastecer o açude  Castanhão, com isso os problemas hídricos  do Estado em parte resolveria. Quanto a violência, é uma questão mais complicada, o município para por essa situação que está tendo agora  o apoio do governo estadual, que determinou  uma força  tarefa, mas depois?
Descréditos dos políticos - Glairton - Me preocupa muito este "vírus" que contamina toda a classe, mas acredito e confio em mim. Tenho meus princípios, meus ideais,  e não vou  fugir deles. Temos que ter uma personalidade única, seja na iniciativa privada ou pública. Quero manter meus compromissos como sempre fiz, como servidor de banco, como empresário, como cidadão, como pai de família, minha ética  e meu caráter, são  minhas referências. "Se  eu resolver ser candidato, quero entrar e sair pela porta da frente, de cabeça erguida, com o sentimento do dever cumprido, de ter dado o máximo de mim" .
Fábrica para Jaguaretama - Glairton - Entendemos que é preciso o município se desenvolver, e  fábricas é uma parceria muito importante que não se deve descartar, seria o ideal. Mas sei que não é fácil, devido a localização,  a logística e o mercado consumidor dificulta. Temos que pensar numa atividade de vocação natural do nosso município, seria mais fácil, mas não podemos descartar outras também. Uma das coisas imprecindiveis é o bom relacionamento com o meio empresarial, ter credibilidade e principalmente coragem para agir, acreditar que é possivel e ter atitude. Esses atributos não me faltam, seria uma conquista e uma  vitória do nosso município.
Apoio político em troca por secretaria - Glairton - É uma questão de honra em respeito ao povo  de minha Jaguaretama, não farei. Agente não  vai fazer leilão de cargos por apoio político. É preciso ter espírito público, defender os interesses da população. Escuto muito o povo  comentar sobre isso, e percebo que as pessoas não aprovam, e isso vem  de encontro ao meu pensamento. Eu não poço fazer diferente, torno a dizer, não farei isso  nunca. Conversamos no grupo sobre esse e outros assuntos, todos estão consciente da necessidade desta nova postura. A medida que forem aparecendo novos apoiadores,  esse assunto será  o primeiro   a ser tratado.
Conversas políticas - O nosso grupo PR, PMDB, PSDB e PSB se reunir recentemente e tirou alguns encaminhamentos. Tenho conversado com Bena, que por sinal tem muita  experiência. seu histórico político já diz tudo, tenho um bom relacionamento com ele, que também concorda comigo, que é preciso fazer algo diferente. Iremos conversar com outros grupos políticos. Dias atrás  estive reunido com quatro vereadores que foram para o Partido Trabalhista  Brasileiro, foi uma conversa informal, mas bastante interessante. Eles me disseram  que seria  um grupo independente e demonstrou interesse de conversar comigo sobre possivel aliança. Expus minhas ideias e eles concordaram, ficando acordado  da gente conversar em outro momento. Torno a dizer,"hoje não tem mais espaço pra dividir ou sublocar a prefeitura em troca de apoio político". O apoio tem que ser natural, acreditando no projeto de trabalho, empregar familiares sem capacidade não cabe mais na gestão pública. Precisamos sim de pessoas que tenham capacidade profissional.Não podemos antecipadamente fazer divisão de cargos sem nenhum critério, é preciso ter essa consciência"
Três candidatos - Glairton - Se realmente resolver ser candidato, não me interesso se vai ser dois ou mais candidatos, estou preocupado em criar condições favoraveis para que Jaguaretama tenha uma  boa administração. Um vice progressista que tenha ideias boas para somar e não dividir,  que  acredite e faça por onde implantar o nosso projeto, que tenha ideias e atitudes e que ao povo opção de escolha, tudo isso é importante, e deve ser considerado pela população. É preciso criarmos um plano de governo com propostas realistas, discutir a sua realidade dentro das condições atuais, com antecedência, nos ciclos de debates que vai ser implantados, onde configure a iniciativa de quem vivencia e conhece os problemas e que gere credibilidade para sua implantação, sem essa de prometer o que não pode, para não enganar depois. Ter pé no chão e equilibrio, envolvendo pessoas que queiram trabalhar com interesse coletivo.
Gestão da prefeita Ila Nogueira - Glairton - A gestão dela é alguma coisa que não inspira ninguém. Não disse a que veio. Começou errando na campanha. Pensou apenas em ganhar a eleição de qualquer maneira, o vale tudo, leiloando apoios, prometendo o que não podia fazer, criar sub prefeituras para acomodar grupos políticos sem critérios administrativo. Ela foi muito infeliz também quando exagerou nos contratos milionários, tendo consequências danosas e irremediáveis para administração, tanto financeiramente como em credibilidade, faltou transparência e competência da gestora. Ela não acertou e não acerta mais.
Acordo político com a prefeita- Glairton - Nunca conversei com ela sobre esse assunto. Até agora  só conversei  sobre acordo com os quatro vereadores, que me procuraram e tivermos uma conversa rápida sobre isso. Nós temos um compromisso de grupo político  e vamos honrá-lo.


Um comentário: