quarta-feira, 24 de abril de 2019

DOIS CANDIDATOS DISPUTAM A DIREÇÃO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

A eleição para renovação da diretoria do sindicato dos servidores públicos municipais será dia 10 de maio, e duas chapas foram registradas. A atual presidente Nerivanda Lopes de Lima é a candidata da situação e vai disputar com Benigno de Souza Lima que encabeça a chapa montada pela oposição. Nerivanda está na presidência da entidade desde maio de 2015, antes assumiu a função de tesoureira, quando o então presidente era Vinícius Lima. Ela tem como propostas para se reeleger a aprovação do plano de cargos e carreiras de diversas categorias de servidores; cumprimento dos reajustes previstos no plano de cargos e carreiras da saúde; construção da sede do sindicato, ampliação da parceria sindicato  e estabelecimentos comerciais; negociação com o executivo sobre o pagamento do mês de dezembro de 2012,  cursos de aperfeiçoamento profissional para servidores; reivindicações de fardamento, materiais e equipamentos para servidores etc. Fizemos muito e podemos fazer mais, disse Nerivanda. OPOSIÇÃO- O adversário  de Nerivanda  o motorista  Benigno Souza se articulou com um grupo de servidores e lançaram a chapa Renovação que defende  "um sindicato de todos, não somente daqueles que fazem parte da diretoria. O sindicato precisa ser apartidário e pautado unicamente na defesa dos direitos do servidor e do patrimônio público". A oposição tem como propostas campanha salarial para todas categorias; análise  criteriosa do projeto de lei da criação de planos e carreiras para todas as categorias; enxugamento funcional do sindicato;  análise e proposição de atualização e mudanças do estatuto dos servidores; projeto para sede própria do sindicato e projeto de benefícios diversos para os associados etc. No site do sindicato  servidores tem opiniões contrárias sobre os dois candidatos. Até agressões verbais  já foram feitas, dando uma mostra do "clima" que antecede a eleição.
 Nerivanda Lopes
Benigno Souza

terça-feira, 23 de abril de 2019

PREFEITO E VEREADORES VÃO À BRASÍLIA LEVANDO VÁRIOS PLEITOS

Acompanhado de um grupo de  seis vereadores o prefeito Glairton Cunha foi à Brasília levando na bagagem um "pacote" de pleitos para  o município e  que serão entregues aos deputados federais e senadores que foram bem votados na última eleição em Jaguaretama. Nós vamos procurar os senadores e deputados  porque entendemos que eles tem um compromisso com Jaguaretama, sobretudo pela expressiva votação obtida por eles nas eleições passadas, frisou Glairton. Ele fez esta mesma "peregrinação" no ano passado e surtiu efeito, com a liberação de várias emendas parlamentares para o município. Um dos pleitos diz respeito a uma verba no valor de 2 milhões de reais para construção do memorial Bezerra de Menezes no polo espírita no assentamento santa Bárbara. Essa solicitação será entregue ao senador Eduardo Girão e ao deputado Roberto Pessoa. Na direção nacional do INCRA será encaminhada um aditivo de 3 milhões de reais para construção bueiros na estrada dos assentamentos que está em construção. Segundo o construtor da obra, o projeto original constava a construção de 14 bueiros, porém no estudo que foi realizado são necessários mais 56 bueiros. Os vereadores Erivaldo Brito, Lira Pinheiro e Ana Kelly vão levando pleitos de passagem-molhada, quadra esportiva, centro de comercialização da agricultura familiar, transporte(moto) para os agentes de endemias e de saúde. O vereador Erivaldo está também solicitando um veículo para transportar pacientes que fazem hemodialise na cidade de Russas. Durante a permanência dos vereadores e do prefeito na capital federal  eles aos gabinetes dos senadores Cid Gomes, Tasso Jeireissati, Eduardo Girão, dos deputados Mauro Filho, Ildivan, Domingos Neto. Viajaram para Brasília junto com Glairton, a primeira dama Conceição Bezerra, os vereadores Lira Pinheiro, Toinho de Salomão, Rodolfo Morais, Vinícius Lima, Erivaldo Brito e Ana Kelly, eles retornam no dia 26.
 Glairton, Conceição e vereadores

segunda-feira, 22 de abril de 2019

FEIJOADA EM PROL DA CASA DA SOPA

 Nairton, Caio, Manoel Clécio e esposa
 participantes
 participantes
A direção da casa da sopa(projeto social) promoveu na "toca do índio" uma feijoada misturada com forró, para arrecadar dinheiro e comprar alimentos que serão transformados em sopa e distribuída com famílias carentes que residem no bairro acampamento. Muitos empresários de Fortaleza  que são a maioria filhos de Jaguaretama compareceram ao evento, inclusive políticos como o prefeito Glairton Cunha(doador), os vereadores Lira Pinheiro e Hélder Pinheiro. O secretário da associação da casa da sopa, Flamarion  Maia disse que atualmente 300 pessoas  recebem três vezes por semana a sopa, "que é um alimento complementar na vida dessas pessoas, reconhecidas pobres, e nós estamos fazendo isso com o objetivo de ajudá-las naquilo que é essencial na vida de todo ser humano, comida". Promoção como essa está na agenda de eventos da diretoria da casa da sopa, "para garantir um suporte financeiro necessário no suprimento dos alimentos", frisou Nairton Pinheiro, um dos dirigentes da casa da sopa.

CHUVA DE 128MM ALAGA RUAS, CASAS E AÇUDES TRANSBORDAM

Durou pouco mais de uma hora a chuva de 128mm na tarde de sábado de aleluia, causando prejuízos para alguns comerciantes e donas de casa que moram perto do canal do cruzeiro e de riachos que cortam a cidade. Foi o caso de Renata Lima da rua Riacho do Sangue, que acordou com água dentro de sua casa, praticamente os móveis foram perdidos, Seu vizinho Genésio Cesário, a força da água levantou o piso de parte da casa dele. Desolado ele disse que iria procurar as autoridades para "me ajudar a reconstruir". Na rua Robson Machado de Lima no bairro Nossa Senhora da Conceição as águas invadiram a casa de Margarete Mesquita, entrando pelos fundos que tem um plantio de capim. Na rua Riacho do Sangue a outra vitima das chuvas foi Maria de Pardal, móveis ficaram molhados pelas águas que atingiu a altura de 40 cm. "Ficou tudo com lama não presta mais nada, esta é a segunda vez que entra água na minha casa", disse ela. Os comerciantes  Antônio Saldanha, Benedito Rodrigues e Beto da Codagro também tiveram prejuízos com a enchente. Pensei que ia tudo se acabar disse Ana Cláudia comerciária que trabalha no armazém de Antônio Saldanha, segundo ela o prejuízo foi a CPU e mercadorias. No mercantil Aretha Variedades as águas entraram mas sem estragos. Benedito o proprietário afirmou que nunca tinha visto uma enchente como essa, "estou há 30 anos aqui essa foi a primeira vez que vi isso acontecer". O comércio de Beto da Codagro foi invadido pelas águas, mas segundo ele não teve danos, "só a lama que ficou". Caixas d'água e tubulações ficaram boiando na água. O local é perto do canal do cruzeiro. O secretário de infraestrutura do município Abílio Xavier visitou os locais atingidos e disse que o canal do cruzeiro não suportou o volume d'água e transbordou, as duas bocas de lobo na rua Teófilo Peixoto não foram suficientes para água escoar". Ele autorizou uma máquina da prefeitura limpar um riacho na rua Robson Machado, aonde está sendo feito pavimentação e uma tubulação. O temporal atingiu também a zona rural e alguns açudes recarregaram. As lavouras de milho e feijão foram beneficiadas com a chuva que registrou 80 mm na localidade de Ipueiras, 60 no povoado Torrões, 75mm na localidade Lindá, 60 em Libanesa e em outras localidade com menor intensidade.AFOGADO- No assentamento Alegre o agricultor Ubraci Araújo morreu afogado quando tomava banho em um açude próximo a residencia dele. Duas netas do agricultor estavam com ele no momento que ele se afogou. Uma delas pediu socorro aos vizinhos e tirou de dentro d'água a outra neta de Ubraci. Depois de sete anos o açude da paróquia que fica na cidade encheu e transbordou, outro na fazenda Vivenda  também atingiu seu volume máximo.
 interior da casa de Renata
 mulher mostrando a marca da água
 quintal da casa de Renata
 Genésio Cesário
 buraco na parede por onde água escoou
t
 sangria do açude da paróquia
 açude da paróquia
 trator retirando o capim

sábado, 20 de abril de 2019

PAIXÃO DE CRISTO ATRAI MULTIDÃO

Encenada por figurantes e atores amadores a paixão de Cristo já se consagrou como um dos principais eventos do município exibido  em praça pública. O espetáculo durou cerca de uma hora e meia e apresentou as cenas vividas por Jesus nos seus últimos dias até a crucificação, e posteriormente a ressurreição. Centenas de pessoas acompanhavam os atores que fizeram cinco paradas durante a encenação. E todos tinha a mesma opinião, "muito emocionante e importante porque representa o sofrimento de Jesus por nós", disse Lídia Maria, atenta aos menores detalhes. O comerciante Antônio Alberto que mora em Fortaleza, mas todo ano ele passa a semana santa com a família, comentou a paixão de Cristo, "é muito bonita, bem organizada embeleza qualquer um". A secretária de cultura do município Bárbara Rodrigues e seu esposo Marcos Junglas(ator que faz o papel de Cristo) são os responsáveis pela produção que este ano completou cinco anos. Afirmou ela no encerramento da peça, "nós somos privilegiados por Deus nos ter dado sua vida", e agradeceu o apoio que recebe do prefeito, bem como dos participantes da encenação, "sem vocês não seria possível realizar este espetáculo". Por sua vez o prefeito Glairton Cunha junto com a primeira dama Conceição Bezerra, parabenizou todos que participaram da encenação e frisou que a semana santa "é um momento de renovarmos nossa esperanças de termos um mundo melhor". Um elenco de trinta crianças encenaram a paixão de Cristo pelo segundo ano na quinta feira., antecedendo a encenação feita por adultos que por mais de trinta dias eles ensaiam a peça.
 crianças encenando a paixão de Cristo
 Glairton, Bárbara e Conceição Bezerra
 encenação
 crianças encenando a paixão de Cristo

 Cristo na cruz
 Lídia Maria
 Ator Marcos Junglas no papel de Cristo
 Jesus e seus discipulos
Jesus Cristo

quarta-feira, 17 de abril de 2019

O PREÇO DA VELHICE

Depois dos sessenta anos as pessoas entram na fase da terceira idade, deixando pra trás os tempos bons  que que não voltam mais. Mas a vida continua, porém com menor intensidade, menos mobilidade, menos energia, menos em quase tudo. Evidente que começa a surgir os contratempos que é natural, como problemas de saúde e fragilidade física e mental, é claro variando de pessoa pra pessoa. Recomenda os especialistas que as pessoas idosas devem praticar alguma atividade física, se alimentar bem, fazer dieta,   mas sem descuidar da saúde. Concomitante a isso vem os casos que são comuns na terceira idade, o abandono da família, a solidão, doenças, stress, sendo o isolamento familiar um pesadelo e um desafio pela sobrevivência. Inúmeros casos de pessoas idosas que vivem em situação de abandono ou negligência da família foram constatados pelo conselho municipal da pessoa idosa. Segundo Helena Mota Mortes, secretária executivas dos conselhos municipais, no ano passado foram confirmados seis, três na cidade e os outros na zona rural. Sendo necessário o acompanhamento dos profissionais dos centro de referência da assistência social. "Foi o ano das denúncias contra os direitos dos idosos. Felizmente todos os casos foram resolvidos de forma consensual com a família", frisou Helena. Conta ela que um filho usava o cartão da aposentadoria da mãe pra comprar bebida. Outro caso semelhante, uma filha comprou um moto fazendo empréstimo bancário com o cartão da aposentadoria da mãe. Sem mobilidade e sem domínio de seus atos, muitos idosos viram refém dos filhos, que se apoderam dos cartões do INSS para cometerem esse tipo de coisa. Comenta-se que alguns comerciantes  da cidade retém cartões dos aposentados como forma de receber o dinheiro das compras efetuadas nos mercantis. Os casos mais comuns são de empréstimos consignados feitos por familiares dos idosos, que tem como procurador um filho ou outro parente. É bom que se diga que essa situação não é regra. Existem sim casos que os pais são bem "cuidados" pelos filhos, um exemplo é José Rodrigues da Silva, conhecido por Zé de Neusa. Ele depois que ficou  viúvo, passou a morar na companhia do filho mais novo, Josinei, E afirma, "eu acho a vida boa, só em está com saúde já tá de bom tamanho". Sua vizinha, Gezilda Silva também viuva mora na companhia de familiares e diz estar contente  com a vida que leva. Ao contrário de Gezilda e Zé de Neusa, a dona Áurea Peixoto, que mora na localidade Torrões deve ter muita coisa para contar, em virtude da sua situação. Ela mora sozinha, apesar de ser doente e de ter familiares próximo a sua residência. Uma visita de profissionais da secretaria de assistência social  considerou como negligência a situação da idosa, mesmo considerando que uma pessoa dorme com ela durante a noite.  Marciana Barreto recém eleita presidenta do conselho municipal do idoso afirmou que as denúncias que chegam ao conselho "são mais de questões financeiras e negligência e que todas serão apuradas".IBGE- De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a população idosa do Brasil já é maior que a de jovens até 14 anos de idade. Uma projeção feita pelo órgão aponta que em 2050 os idosos ultrapassem os 66 milhões de pessoas. Dados revelam que a família brasileira atualmente é formada em média por  três a quatro pessoas. No município os beneficiários da Previdência minimo do governo federal passa de 500.
 
 Zé de Neusa
 Gezilda Silva

terça-feira, 16 de abril de 2019

EQUIPES DE FUTSAL SE CLASSIFICAM PARA SEGUNDA FASE DOS JOGOS ESCOLARES

Durante dois dias o ginásio esportivo Quintino Chaves sediou a primeira fase dos jogos escolares disputados por jovens femininos e masculinos representantes das escolas do município. Foram campeões as equipes das escolas Cláudio Oliveira(futsal feminino de 12 a 14 anos), Cláudio Oliveira (masculino de 12 a 14 anos), Instituto Imaculada(masculino de 15 a 17 anos), e escola Padre Augusto(feminino de 15 a 17 anos). A competição na sua segunda fase ainda está indefinido o local, podendo ser em Aracati ou Morada Nova, disse o secretário de esportes Jairo Júnior. De acordo com  ele mais de 250 jovens participaram da competição que teve o apoio dos educadores físicos de cada escola. O objetivo foi atingido que era a integração das escolas pelo meio mais saudável, a prática esportiva, frisou o secretário.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

DESISTIMULADOS AGRICULTORES DEIXAM DE PLANTAR MILHO E FEIJÃO

Aos poucos as culturas de  milho e feijão estão deixando de serem plantadas e sendo  substituídas por culturas  que servem de alimento para o rebanho animal, como cana da índia e sorgo. Explicação para essa mudança está na ponta da lingua dos agricultores, "o preço dos produtos não compensa plantar", principalmente o feijão que na hora de vender o preço equivale a uma diária do trabalhador. Outro motivo que levou os agricultores a plantar "só para o consumo" foram  os sucessivos anos de poucas chuvas, inviabilizando a produção agrícola do município, que  em tempos áureos  chegou a produzir  grandes safras de feijão. Conta o comerciário Cicero da Silva que trabalha na loja de material agrícola, do comerciante "Beto da Codagro"  que no ano de 2010 a safra foi tão  grande, "que num dia só foram comprados 700 sacos de feijão, foi preciso uma carreta para transportar o produto". Ele diz mais, "o assentamento Alagamar era  o maior produtor de feijão, mas hoje com a concorrência do feijão que vem de fora(Bahia) o preço caiu  desestimulando até os compradores". Afirma ainda o comerciário que a queda na comercialização foi tão grande que "no ano passado Beto só comprou uns vinte sacos" e conclui, "foi do tempo que se plantava feijão, hoje ainda quem planta é só para o consumo familiar". Luís Ernesto morador do assentamento Alegre fala que o povo está ficando preguiçoso e completa, "plantar feijão  só para comer", e acrescenta, "o agricultor só trabalha meio dia e ainda cobra R$ 30,00 além da merenda e o almoço". Outro assentado, Francisco Alves Barbosa, conhecido por França,  diz, "o  consumo de feijão diminuiu tem gente que planta só para o gasto".INCENTIVO - Como forma de incentivar os agricultores a plantarem, a prefeitura pelo segundo ano  fez convênio com as associações comunitárias para aradar terras de plantio dos pequenos agricultores. De acordo com o secretário de agricultura Eudivan Silva foram aradados 520 hectares de terra, superando o ano passado, que foi 400 hectares. Além disso, também como incentivo, o governo estadual distribuiu 700 quilos de semente de feijão, 3l00 quilos de milho, 1100 quilos de sorgo e 89.900  toneladas de palma forrageira. Observa-se que gradativamente a distribuição de semente de feijão vem diminuindo,  cedendo lugar para cultivar como sorgo, que é alimento do rebanho animal. A expansão da área plantada de palma no município vem crescendo ano a ano, dado o valor nutritivo que a mesma tem. Sabedor disso os pecuaristas estão investindo na forrageira que chegou com força no município há pouco  menos de uma década. São justamente os pecuaristas que respondem pelo franco crescimento da bacia leiteira, que produz diariamente aproximadamente cem mil litros de leite, sendo  boa parte  para fabricação de queijo. Dados da ADAGRI - agencia de defesa agropecuária, o rebanho bovino de Jaguaretama é de 47.165 animais. Conforme Eudivan  o número de queijarias existente no município de aproximadamente 60, mas somente umas oito tem anuência da SEMACE para fabricação de queijo com certificado. Outro dado importante segundo o IBGE(20l5) a agropecuária do município  representa 19,98% da economia local.

OS DESAFIOS DA VELHICE NO SÉCULO XXI FOI TEMA DA CONFERÊNCIA DO IDOSO

A II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso foi realizada no local ideal, casa do idoso, e teve como tema principal "os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". Na abertura a secretária municipal de assistência social Priscila Cunha ressaltou a importância do evento "porque é um momento que só vai ter resultado positivo se tiver a participação do idoso". É preciso se organizar diante da realidade que é o aumento da população idosa, disse ela. Com o mesmo entendimento, o prefeito Glairton Cunha começou sua fala dizendo que se sentia a vontade estar nesse local e asseverou, "novas políticas públicas precisam serem implantadas para que os idosos tenham um futuro melhor e digno" .Ele recebeu na ocasião um certificado entregue pela presidenta do conselho municipal do idoso, Marciana Barreto e Priscila Ciunha, de adesão ao programa  Estratégia Brasil Amigo do Idoso. A recém eleita presidente do conselho do idoso Marciana Barreto admitiu ser uma missão difícil, "mas vou lutar pelos direitos dos idosos" e considerou um retrocesso a proposta de reforma da previdência social, no tocante aos benefícios de prestação continuada". A palestrante Marlene Severo disse durante sua fala que é preciso se indignar pra acontecer alguma coisa, "e isto não é diferente quando se trata de políticas públicas para pessoa da terceira idade". Afirmou ela que os idosos já é uma população maior que os jovens de um a quatorze anos, e em 2050 passará de 66 milhões de pessoas. Foram debatidos pelos participantes da conferência os direitos fundamentais do idoso como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer. No final foram elencadas pela plenária propostas consideradas vitais para os idosos. Foram escolhidas ainda três representantes do município para para participarem da conferência estadual, Franciroza Bandeira, Socorro Lima e Aracilda Saldanha. Estiveram no evento vereadores, conselheiros tutelares, secretários municipais.
 certificado
 participantes
 Marlene Severo
 Clébia,Raimunete,Eudivan,Jurailson,Glairton,Priscila,Marlene,Ana,Aracilda e Zé Valdênio
Priscila, Marlene, Glairton e Marciana

USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL

 Jurailson Brito
 Airlene Dantas
 participantes
 Jurailson, Israel, Airlene e Isadora
Foi no salão paroquial que usuários e profissionais da saúde participaram da VIII Conferência Municipal de Saúde, para discutir em grupo e depois levar para plenária as principais propostas do município. Cinco eixos nortearam a conferência: saúde como direito, consolidação do SUS, financiamento do SUS e composição, organização e financiamento dos conselhos de saúde. Foi com esse foco que o palestrante Israel Guimarães  começou sua fala dizendo que os equipamentos que tem o SUS são poucos, "precisamos de mais para ter acesso integral a saúde". Ele criticou a PEC  do congestionamento de gastos no SUS e acrescentou que é preciso ser revista a PEC que congela por vinte anos os recursos com o setor. Por ano a saúde perde nove milhões imagine em vinte anos?, disse Israel. A secretária municipal de saúde Airlene Dantas nas suas considerações chamou atenção para importância da conferência "para serem feitas propostas viáveis e que sejam de bom uso pela população". Ela reclamou dos recursos repassados pelo governo federal, "que não cobre nem a folha de pessoal", e indagou, "como manter os serviços essenciais?". Segundo Airlene o município repassa para saúde em média 27% bem mais dos 15% que é obrigatório. Ela elencou os desafios para este ano que são a reforma do hospital municipal(dinheiro em conta), construção do CAPS,  construção de um um prédio para farmácia central e outro prédio para o setor de zoonoses e endemias, "infelizmente a burocracia é tanta  que atrasa os serviços", disse a secretária. Das propostas feitas pelos grupos  as principais foram  construção de mais mini postos de saúde, ampliação dos serviços do NASF e  CAPS, aumentar de vinte para vinte e oito os membros do conselho da saúde, construção de melhorias habitacionais e implantação na cidade do plano de saneamento  básico. No final foram escolhidos os representantes do município para irem para conferência estadual. O evento contou com a participação do vereador Hélder Pinheiro, do secretário de governo e gestão Jurailson Brito, que representou o prefeito Glairton Cunha, da ouvidora do município Raimunete Chaves.

terça-feira, 9 de abril de 2019

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DISCIPLINA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

Foi publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente o edital de convocação do processo eleitoral do Conselho Tutelar, cuja eleição dar-se-á no dia 6 de outubro próximo. A eleição é disciplinada pela lei nº 8.069 (estatuto da criança e do adolescente), pela resolução  nº 170/2015 do conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente, bem como pela lei municipal nº 011/2019 e resolução nº 001/2019 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo este responsável pelo pleito e fiscalizado pelo Ministério Público Estadual. São requisitos básicos para os candidatos: reconhecida idoneidade moral, idade igual ou superior a 21 anos, residir no município, estar quites com a justiça eleitoral e militar, ter escolaridade de ensino médio completo, não ter sido penalizado  com a destituição da função do membro do conselho tutelar nos últimos cinco anos, se submeter a prova sobre o estatuto da criança e do adolescente e noções básicas de informática. Uma comissão especial eleitoral composta  paritariamente por representantes do governo municipal e sociedade civil vai conduzir o processo eleitoral que terá as seguintes etapas; publicação do edital de convocação para inscrições dos candidatos, registros de candidaturas no período de 8 de abril a 8 de maio, análise do pedido de registro de candidatos, publicação  da relação de candidatos,  impugnação de candidatos , notificação dos candidatos impugnados, apresentação de defesa pelo  candidato impugnado, interposição de recurso, prova eliminatória, publicação dos candidatos habilitados, preparação das eleições, seleção das pessoas que irão trabalhar como mesários e escrutinadores e eleição dia 6 de outubro. Os cinco membros eleitos terão um mandato de 4 anos(2020-2024). Dos atuais conselheiros, dois não participarão do pleito, Clébia Borges, porque está na sua reeleição e Cleide Peixoto, que não tem mais interesse. O conselho tutelar segundo a lei é um  órgão permanente e autonômo não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por cinco membros, permitindo uma recondução. MUDANÇA- Um projeto de lei do poder executivo e aprovado pela câmara municipal alterou alguns dispositivos a cerca da reorganização e funcionamento do conselho tutelar, incluindo o regimento jurídico da atuação dos conselheiros no âmbito municipal. O artigo 6 diz que o  conselho tutelar funcionará em dois turnos com os cinco membros e manterá regime de escala somente para sobreaviso noturno e nos sábados, domingos e feriado, como preceitua a lei muni cipal nº 858/2013. Atualmente os conselheiros  trabalham em regime de escala em dias normais, três  conselheiros trabalham e dois folgam. Várias pessoas já se manifestaram publicamente vontade de participar do pleito. Os atuais conselheiros Elísio, Romário e Ironeide são candidatos a reeleição.

sábado, 6 de abril de 2019

MUNICIPIO DE LUTO PELA MORTE DO EX-VEREADOR LAURILO DE LIMA

A prefeitura e a câmara municipal decretaram luto de três dias pela morte do ex-vereador Francisco Laurilo de Lima. Ele residia no sitio São Pedro e faleceu de morte natural. O corpo dele foi velado na residência do mesmo e na câmara de vereadores aonde recebeu homenagens. O vereador Vinícius Lima sobrinho  de Laurilo disse que ele era a locomotiva da família, "além de ser um homem culto  e integro". Já  o  secretário de governo e gestão Jurailson Brito destacou as qualidades de Laurilo "como politico e como cidadão, foi um exemplo para muitos". Em nome da família falou Maurilo Lima, filho do ex-vereador, agradecendo as homenagens ao pai e disse, "meu pai agora está ao lado de minha mãe, os dois estão num plano superior e estão bem". Laurilo foi vereador entre os anos 1989 a 2002, antes assumiu a vereança com a renúncia de Francisco  Gorete  Almeida. Devido a morte de Laurilo, a câmara cancelou uma audiência que iria haver no dia de ontem.

terça-feira, 2 de abril de 2019

CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO É INAUGURADO

A prefeitura inaugurou o centro municipal de reabilitação que vai oferecer à população três serviços básicos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. A equipe multiprofissional é formada por Areta Rodrigues(coordenadora), Ana Raquel(terapeuta),  Sibele Guerra(fonaudiólaga), Agnoberto Peixoto e Rafael Silva(fisioterapeuta). O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira. Segundo a secretária municipal de saúde Airlene Dantas a demanda do município é  considerável, "em virtude dos acidentes de motos e os portada dores de avc. Ainda de acordo com a secretária o acesso dessas pessoas aos serviços era preciso ir pra cidade de Russas, "o que convenhamos era desumano, mas agora acredito que que vai dar bons resultados os serviços que serão totalmente custeados pelo município". A  coordenadora Areta enfatizou que seu colega Agnoberto  foi o primeiro profissional da área a trabalhar em Jaguaretama no ano de 1999, porém agora tanto o prefeito como Airlene acreditando na capacidade da equipe instalou esse centro, disse ela. Para o prefeito Glairton o centro será mais um serviço que o povo vai dispor, "e que só foi possível instalar graças o planejamento que fizemos sabendo da extrema importância do mesmo". Frisou ainda o  prefeito a participação indireta do ex-deputado Danilo Forte  que liberou uma emenda para  aquisição dos equipamentos, considerados de última geração. Secretários municipais, vereadores e servidores da secretaria de saúde, além da ouvidora do município, participaram do evento.
 Glairton e profissionais da saúde

 ato da inauguração do centro
 equipaementos
 equipamentos
equipamentos

segunda-feira, 1 de abril de 2019

COMEÇA O CIRCUITO BODEJAMA

Foi realizado no assentamento Campina Alegre a primeira etapa do circuito bodejama, que é promovido pela associação dos criadores de caprinos e ovinos, e tem programado para este ano quatro eventos. A bodejama  se resume a desfile de ovinos e caprinos, vendas de derivados do leite de cabra(queijo, doce e cocada), comercialização de animais, concurso de cabra leiteira, prova do laço. As próximas etapas serão realizadas no sitio Pedra e Cal(27 de abril), no sitio Serrote do Mato(dia 25 de maio) e 19, 20 e 21 de julho na cidade (bododromo). Os parceiros dos eventos são prefeitura municipal, secretaria de desenvolvimento agrário do estado, acocece, sindicato dos trabalhadores rurais. As raças de ovinos e caprinos são santa inez, white doper, togenburg, anglo nubiano, pardo alpina, sanem. Wilson Cardion foi o juiz que julgou os animais que e fez o seguinte comentário sobre o julgamento de animais jovens disputar com animais adultos, "isso é ruim pra gente avaliar, porque são animais de idade diferentes". O destaque entre os produtores foi Dudu Barreto  que ganhou sete troféus com seus animais ovinos das categorias adultos e jovens. Entre os criadores de caprinos, Miguel Silva e "Calango" foram os que mais troféus ganharam com seus animais caprinos.

 desfile de animais(julgamento)
 Miguel, Filadelfo e Dudu
 carneiro white doper
 Jardel, Márcio, Filadelfo e Calango