terça-feira, 27 de junho de 2017

GOVERNO COBRA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE FÁBRICA DE ADUBO ORGÂNICO NO ASSENTAMENTO ALEGRE

A secretaria de desenvolvimento agrário-SDA do governo estadual, notificou os ex-dirigentes da associação comunitário do assentamento Alegre, Manoel Nilton de Almeida e Antônio Ferreira da Silva, respectivamente então presidente e tesoureiro, para prestarem contas do convênio 327/2011 cujo objeto era a construção de uma fábrica de composto orgânico no valor de R$ 92.000,00, sendo R$ 57.400,00(equipamentos comprados pela SDA) e R$ 34.600,00(para reforma do prédio). Coube a associação uma contrapartida de R$ 4.400,00(mão de obra). Ficou comprovado(documentação) que os recursos não foram devidamente aplicados, tomando a SDA  a decisão de instaurar um processo de tomada de  contas especial "para apurar possíveis danos ao erário estadual " sob a responsabilidade dos ex-dirigentes, que ao receber a notificação foram a SDA prestar esclarecimentos e pedir trinta dias de prazo para anexar a documentação os estratos bancários. O dinheiro que eu recebi foi R$ 34.600,00, gastei R$ 24.000,00 e deixei o restante, se eles desviaram eu não tenho culpa", assegura Manoel Nilton, conhecido por pretinho. Ele deixou a direção da associação em novembro de 2013. Seu companheiro, Antônio Ferreira da Silva nega que tenha cometido qualquer tipo de irregularidade no período que esteve como tesoureiro, e desafia "provarem o contrário". Segundo ele, logo após encerrar o seu mandato, foi formado uma comissão de três pessoas para que esta preparassem o processo eleitoral. Entretanto nesse ínterim, consta que toda documentação, inclusive a ata  que criou a referida comissão foi extraviada(apareceu papeis queimado dentro de um tambor por trás do prédio da fábrica). O atual presidente Elias Neto da Silva assumiu a presidência em dezembro de 2014 e diz que pediu a SDA "para fazer uma fiscalização e avaliação desse processo para poder regularizar a situação da associação", e ao mesmo tempo culpa os ex-dirigentes como responsáveis por tudo, e acrescentou, "eles adulteraram a ata para Vilson sacar o dinheiro". Este por sua vez, que era secretário, se defende acusando inclusive o repórter dizendo, "se você citar meu nome eu vou te pegar depois". Na  prestação de contas foi detectado que Raimundo Vilson Almeida e  Elias Neto da Silva assinaram cheque datado de 7 de maio do ano 2013 no  valor de R$ 1.280,00(foto). Na mesma prestação de contas foi anexado nota fiscal em branco, bem como despesas feita por Raimundo Vilson no valor de R$ 3.300,00(foto). Ambos nem era presidente e nem tesoureiro(pessoas responsáveis pela assinatura de cheques). Elias Neto disse ainda que a associação pra não ficar com o CNPJ sujo vai pagar a dívida, atualmente no valor de R$ 9.751,00, e afirma, "não tem nada dos recursos em meu nome, acredito que tirando essa pendência a situação da associação fica resolvida". PRA ENTENDER - O mandato de Manoel Nilton e seus companheiros de direção foi no período de 18 de novembro de 2011 a 18 de novembro de 2013. A fábrica em tela na verdade foi uma  reforma feita em um prédio já existente. O adubo que seria fabricado era advindo das podas feitas nas plantas da cidade(nin indiano e outros tipos de plantas). Os equipamentos foram adquiridos pela SDA(foto). O imbróglio é a prestação de contas que não está fechando com o dinheiro liberado. Uma instrução normativa desse ano assegura que as associações que receberam recursos da União serão todas investigadas pela receita federal. A associação comunitária do assentamento Alagamar  também está sendo cobrada a prestar contas de R$ 109.000,00  repassado pela secretaria das cidades no ano de 2008.





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