terça-feira, 31 de maio de 2016

FESTA DO BODE INCENTIVA A CAPRINOCULTURA

A festa do bode promovida pela prefeitura desde 2014, vem sendo um incentivo a criação de caprinos, pela sua fácil adaptação à região, e pelo fomento à inclusão social no campo. A bodejama como é chamada, é feita ao longo do ano nas seguintes localidades Mundo Novo, Tigre, Campina Alegre, Pedra e Cal e na cidade. Nessas etapas além da exposição e venda de animais,  há degustação, concurso leiteiro, desfile de animais, prova do laço e feirinha de produtos derivado do leite de cabra. Segundo Filadelfo Pinheiro(foto) secretário de agricultura e mentor da festa da bode, por conta desta  surgiu a associação dos criadores de caprinos, e no ano passado foi realizado o primeiro festival gastronômico caprinocultura. O evento foi a forma  ideal de agregar valor aos produtos e aumento da renda familiar dos criadores, diz Filadelfo. Ainda de acordo com ele,  festa do bode está inserida no calendário de eventos da secretaria de desenvolvimento agrário do Ceará, "pela sua importância e pelo pioneirismo na inseminação artificial em caprinos".


sexta-feira, 27 de maio de 2016

O ASSOCIATIVISMO É A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DAS COMUNIDADES RURAIS, DIZ ERIVALDO BRITO

Na opinião do ex-vereador Erivaldo Brito(foto) os governantes tem quem incentivar o associativismo, "como solução para resolver os problemas das comunidades, só vejo esta saída como forma de amenizar a situação da zona rural", afirma Erivaldo. Segundo ele outra forma de ouvir as pessoas que residem no interior do município é a prestação de serviços, com a implantação do "governo itinerante", através das secretarias municipais, se deslocando para as comunidades. De acordo com  Erivaldo, que é pré candidato a vereador, incentivar  a pecuária leiteira, deve ser uma das ações do futuro prefeito, "nós temos uma bacia leiteira considerável, e tem que ser estimulada porque é um  segmento importante na economia do município". Outra questão defendida por Erivaldo é com relação ao pagamento em dia dos servidores municipais, "não é justo a pessoa trabalhar  e não receber seu salário, como é atualmente, o gestor tem que priorizar o servidor público".     

terça-feira, 24 de maio de 2016

DESALINIZADOR GARANTE ÁGUA PARA FAMÍLIAS RURAIS

Em  torno   de   um  poço  profundo  equipado  com um  desalinizador(equipamento  que  elimina   sais  disolvidos na  água)(foto),  centenas   de   famílias   são   abastecidas  com  água  de   boa  qualidade,  na   localidade   de   Quilômetro.  Mas   esse   serviço,  passou  um   ano  desativado,  em   virtude da  falta  das   membranas(filtro  que  purifica   a   água).  Eu  procurei   ajuda  de  muita   gente  para   ajeitar   o   desalinizador,  mas   só  quem     nos  ajudou   foi Glairton,  disse   Edite   Peixoto,  tesoureira  da   associação   comunitária.  Ela  juntamente  com  os  demais  membros   da   associação   controlam   a   venda   da  água  do  poço,  que   na  opinião   deles  o  dinheiro   não  dar   para  pagar  a  energia   e   o   operador  Francisco   Chagas   Sales(foto). Ele  explica   como   funciona  o   equipamento,  "a  água   bruta  sai   do  poço(cem metros de  profundidade) e  é  canalizada  até  o  desalinizador, este  retira  o  sal,  e  joga em  um  reservatório,  que  despeja  o  líquido  mediante   uma  ficha   colocada numa  caixa".  Segundo Chagas  o desalinizador  foi instalado  no   ano   de   1997  pela  Superintendência  de   Recursos  Hídricos-SOHIDRA  órgão  estadual,  que  transferiu   a  manutenção   do  equipamento   para   a  associação.  Ainda   de  acordo   com  o   operador,   o  ano  que   mais   vendeu  água   foi  2012,  apesar   dos  problemas   no  equipamento.  A  construção   de  um  prédio   para   os   associados   se   reunirem   mensalmente   foi  motivo  de  comemoração  deles.




MÃES RECEBEM HOMENAGENS

Músicas,  presentes,  lanches  e  discursos  fizeram  parte    da  festa   das  mães  realizada  na   localidade  de   Quilômetro,  preparada   pelos   dirigentes  da  associação   comunitária,  e   foi  realizada  na  residência  da   tesoureira   da   associação,   Edite  Peixoto(foto),  que ficou  agradecida  pela  ajuda  do  empresário   Luís  Garcia(foto),  ao  evento. A vida  só  tem  sentido  e  é  gratificante  quando agente   pode   ajudar os  outros,  eu  me  comprometi  e  farei  isso   até   2017,  disse   Luís,  que  regularmente   frequenta   a  região   fazendo  consulta   de   vista.  O  bancário  Glairton   Cunha(foto)  elogiou  a  organização   da  festa   e  frisou, "agente  se sente   bem   participando de   evento   desse   tipo,   e  hoje  especialmente   pelas   homenagens  prestadas  as  nossas merecidas   mães".  A   construção   de   um prédio   para   associação   da  localidade   foi destacada  por   Edite,  que  também  mencionou  a  recuperação  do  dessalinizador (equipamento  que  retira    sal  da   água)  desativado  há   doze   meses.  Estiveram   no   evento,  a   vereadora   Ana  Kelly  e  os  pré   candidatos   a  vereador   Vinícius   Lima  e  Erivaldo   Brito.




sexta-feira, 20 de maio de 2016

HOMICÍDIO NO "BAR DAS ALMAS"

Foi morto com um tiro na cabeça, por volta das 13hs30, Jean Pierre Lima do Nascimento, 28 anos. Ele estava jogando sinuca no "bar das almas"  quando  foi surpreendido por dois indivíduos, que chegaram em uma moto, e atiraram contra a vítima. Os policiais  informaram que Jean  não tinha passagem pela policia e que  os motivos para sua morte eram desconhecidos. Ele morava na rua Dom Luís, no bairro Acampamento. Outra ocorrência policial, quase que simultaneamente, foi no assentamento  Alagamar. Weslei Calixto Saldanha foi raptado por 4 pessoas que chegaram em automóvel, o abordaram e o colocaram dentro do veículo, para em seguida sair em alta velocidade, sem que que ninguém  presenciasse o sequestro. Informações dão conta que Weslei tinha acabado de chegar na casa de sua mãe, quando foi surpreendido pelos sequestradores.

GOVERNO VAI REGULARIZAR PROPRIEDADES RURAIS

Através do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará-IDACE, o governo estadual fazer o georreferenciamento dos imóveis rurais desse município, e entregar aos proprietários o título do imóvel, além de uma planta e memorial descritivo, para propriedades até 250 hectares. O objetivo, segundo a superintendente adjunta do órgão, Maria Graça Pedrosa(foto) "´garantir a segurança jurídica das terras, considerando que mais de 80% das propriedades não são regularizadas, ou seja não tem escrituras". A área estimada de Jaguaretama  é de 175.940 hectares, e a previsão é de cadastrar 1650 imóveis, emitir 840 títulos beneficiando 996 famílias. O programa Regularização Fundiária está sendo implantado em 182 municípios, cujo trabalho de campo já foi realizado em 103 municípios.A empresa Topodaton será responsável pelo trabalho de campo, e a coordenação ficará a cargo do servidor do IDACE, Lúcio Flávio Rodrigues. Um comitê deverá ser formado para acompanhar os trabalhos, foi a sugestão de  Rosângela Moura, diretora da FETRAECE, uma das participantes da audiência pública realizada na câmara municipal, para lançar o projeto. De posse do documento(título) o proprietário terá acesso ao crédito rural e a várias políticas públicas  dos governos, disse Rosângela, ressaltando a importância da regularização fundiária, cujo inicio foi em 2007. Quem tem propriedades rurais até 250 hectares, não será cobrado nenhum custo,  acima dessa área, agente vai  encontrar uma solução", afirmou Graça Pedrosa. Segundo ela até 2020 o estado que concluir o cadastro fundiário de todos  os municípios. Participaram do evento a prefeita municipal, vereadores, representantes do IDACE, DNOCS, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de proprietários rurais.




 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

PROJETO DE INICIATIVA POPULAR PROPÕE MUDANÇAS DE SIMBOLOS

Dirigentes da Associação dos Filhos e Amigos de Jaguaretama-ASFAJ, deram entrada na câmara municipal do projeto de iniciativa popular, propondo mudar a bandeira, o brasão e a letra do hino do município. Segundo o presidente da  ASFAJ, Antônio Alberto(foto) foram coletadas 820 assinaturas de pessoas residentes em Jaguaretama e Fortaleza, sendo quase todas favoráveis as mudanças, "porque Jaguaretama  não é mais aquela quando o hino foi feito, e não é  nenhum demérito para as famílias lemos, pinheiro e bezerra serem retiradas  do hino". O brasão e a bandeira  também sofreram alterações, que de acordo com o dirigente "os gestores do futuro devem usar o brasão como logomarca da gestão". A mudança do hino é na parte que diz, "das famílias pinheiro, lemos e bezerra", substituir por "todas as famílias amadas de Jaguaretama". A associação teve o cuidado de embasar a proposta na lei orgânica do município, artigo 71, inciso 3° e na constituição federal artigo 29, paragrafo  11º. O vereador Rodolfo Cunha recepcionou o projeto,  como os demais colegas, ressaltando "que deva haver uma audiência pública para ouvir os demais segmentos". O presidente da câmara, Rubens Pinheiro assegurou aos dirigentes da ASFAJ, Antônio Alberto, Pedro  Gualter e Luís Lemos, que o projeto vai seguir seus trâmites até ser aprovado, "porque é uma matéria de aspecto peculiar e devemos se debruçar porque tem um cunho importante".


quinta-feira, 12 de maio de 2016

MORTE DE MOTORISTA FOI POR H1N1

Foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado, que a morte do motorista Francisco Evaldo Queiroz Freitas, foi pela Influenza H1N1. A informação foi divulgada no último  boletim epidemiológico da secretaria que somente agora enviou o laudo para secretaria municipal e esta para a família de Evaldo. Em virtude da informação ter sido primeiro veiculada pela imprensa e pelas redes sociais, a secretaria municipal emitiu uma nota de esclarecimento, "não era  do conhecimento da secretaria o caso confirmado pela SESA, a informação que  possuíamos era apenas o boletim da última sexta feira que tinha dois casos de H1N1 em Jaguaretama sendo investigado. Ressaltamos ainda que a campanha de vacinação vai até dia 20 desse mês e o público alvo são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, presos, pessoas com doenças crônicas, pessoas idosas e trabalhadores da saúde". O laudo do Laboratório Central de Saúde Pública-LACEN consta que a coleta do material de Evaldo foi feita no dia 20 de abril, um dia depois de sua morte, e o resultado foi "fragmentos de pulmão , vírus influenza A H1N1",  divulgado no dia 28 de abril. Conta Conceição Arruda Queiroz, esposa de Evaldo que o marido foi ao hospital por duas vezes, até ser transferido para Russas e depois para Fortaleza, aonde faleceu. Diz ela ainda, que depois da morte de Evaldo toda a família foi vacinada, muito embora sem saber a causa morte de Evaldo. Disse também que diante da situação suas filhas estão sendo discriminadas nas escolas, "devia a secretaria explicar para o povo, porque minhas filhas estão sendo tratadas com preconceito". CAMPANHA - O coordenador de epidemias Mardilson Amâncio afirma que a campanha "Todos contra o Mosquito" se estenderá até o mês de junho, e que houve uma redução de focos do mosquito Aedes egipcty, muito embora tenha sido notificado seis  casos, mas só dois foram confirmados.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

CRIANÇAS PAGAM PARA ESTUDAR

Não é regra, mas em algumas localidades desse município, alunos para estudarem, os pais estão pagando o transporte. É o caso do agricultor José Erenildo Lima Silva, diariamente ele transporta em seu automóvel quatro estudantes(foto) que moram na localidade Riacho dos Carneiros, distante 40 quilômetros da cidade, até a escola municipal Cláudio Oliveira. Dois desses estudantes são filhos de Erenildo e outros são sobrinhos. "Eu gasto em média R$ 150,00 por mês de combustível, sem  contar a depreciação do carro", disse ele. Noutro ponto do município, na localidade de Várzea Grande alunos estão estudando em escolas do município de Banabuiú, devido a secretaria de educação ter preferido levar os alunos do ensino fundamental um para a escola do assentamento Pedra e Cal, distante 50 quilômetros. Porém os pais não aceitaram seus filhos irem para essa escola, devido a distância e o incômodo  do transporte escolar. Decidiram então matricular seus filhos na escola de Lagoa do Meio, que pertence ao município de Banabuiú, muito embora tenha que pagar, como é o caso do agricultor Francisco Geovani Costa que afirmou  está pagando junto com outros pais,  R$ 120,00 a um motoqueiro, que leva três crianças para unidade escolar. Disse Geovani, "pelo menos é mais perto, muito embora agente tenha que pagar", e acusou a prefeita pelo fato do filho está estudando em outro município, "eu não acredito que ela tenha coragem de sair pedindo voto". Este ano devido a situação financeira da prefeitura, as escolas do assentamento Borges  e da localidade de Cachoeira de Santana, foram fechadas. Já os alunos da escola da Cacimba da Onça, parte deles estão estudando na cidade. FUNDEB - Segundo o secretário de educação Francisco Luís Barreto(foto) estes dois casos citados na matéria "foi por opção dos  pais, já que a prefeitura ofereceu transporte", e acrescentou, "em divisa de município é muito  difícil  resolver estas situações". Para o professor José Jorge Rodrigues existe recursos do Fundeb para o transportar alunos, e é um direito do aluno ser transportado gratuitamente, "se o aluno está pagando para estudar  o município está passivo de penalidade".


segunda-feira, 9 de maio de 2016

SECRETARIA DE AGRICULTURA FAZ "TRABALHO" DA ADAGRI

Devido a greve dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária-ADAGRI, as declarações de vacina contra a febre aftosa estão sendo feitas na secretaria de agricultura do município. A campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino  vai até o final desse mês. A paralisação dos servidores da ADAGRI é por melhores salários e paridade aos vencimentos de profissionais de nível médio e superior a de outros órgãos do governo estadual. O movimento grevista vai afetar os índices de imunização do rebanho. A Ematerce local, não está fazendo as declarações, como fazia em anos  anteriores, dos criadores que vacinaram seus animais. É de aproximadamente 42 mil cabeças o rebanho bovino do município.  CADASTRO - Foi publicado no Diário Oficial da União, medida provisória 724, que prorroga a inscrição no Cadastro Ambiental Rural,  de propriedades rurais até 4 módulos fiscais. O novo prazo permite que o CAR seja  feito até 5 - 5 - 2017. As propriedades superior a 4 módulos fiscais poderão fazer o CAR, mas não terão acesso a benefícios vinculados ao Programa de Regularização Ambiental. No município o cadastro está sendo feito por técnicos que cobram de acordo com o tamanho do imóvel. Esse cadastro, de acordo com informação da SEMACE deveria ser feito pela secretaria de agricultura municipal. "No ano passado houve uma capacitação em Jaguaribe para técnicos das prefeituras, mas a prefeitura de Jaguaretama não indicou ninguém", disse uma técnica do órgão, que esteve fiscalizando o "lixão".

sábado, 7 de maio de 2016

FALTA D'ÁGUA É DEVIDO ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Não foi por falta de aviso que  o abastecimento d'água da cidade foi suspenso. No dia 29 de março o assentado Francisco José do assentamento  Alagamar, esteve na câmara municipal e disse que o rompimento da barragem no Rio Jaguaribe, poderia comprometer o abastecimento de água de Jaguaretama e do projeto de irrigação do assentamento. Mas  ninguém deu ouvido, nem mesmo a CAGECE. Agora a empresa diz que está providenciando e prometendo normalizar  o abastecimento em breve. Em nota de esclarecimento a CAGECE diz, " o abastecimento foi suspenso de forma emergencial por uma sequência de acontecimentos que impossibilitam o restabelecimento do sistema. O ponto de captação encontra-se completamente sem água, devido o barramento do rio ter se rompido em dois locais, ocasionando o rebaixamento do nível da água e dificultando  a sucção. Houve também a interrupção de energia por parte da COELCE. A companhia lamenta os transtornos e garante que tem empreendido esforços no sentido de restabelecer  o abastecimento o mais rápido possivel". Já passa de sete dias sem água nas residências, o que gerou reclamações da população.

QUINTO ASSALTO À AGÊNCIA DOS CORREIOS

Bastou os policiais da Força Tarefa - Raio e COTAR, irem embora, para os bandidos retornarem e assaltar pela quinta vez a agência dos Correios e Telégrafos. O assalto foi ontem por volta das quatorze horas, e como das outras vezes, dois jovens, um rendeu o caixa da agência, e outro ficou fora dando cobertura. Os dois fugiram sem deixar pista para polícia  que chegou em seguida a ação criminosa. Segundo os policiais os assaltantes segundo as imagens das câmeras da agência, não são os mesmos que assaltaram em fevereiro a agência. A gerência dos Correios não informou  o valor roubado.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

CÂMARA DESAPROVA REQUERIMENTO SOBRE TRANSMISSÃO DE SEÇÃO POR RÁDIO

Por cinco votos a quatro, a câmara municipal desaprovou  o requerimento assinado pelos vereadores Raimunete Chaves, Emiliando Silva, José Antônio  e Ana Kelly, que pediam explicações ao presidente sobre a suspensão da transmissão pela rádio comunitária das seções legislativas,  bem como o retorno do serviço, haja visto as reclamações da população. Votaram contra o requerimento os vereadores Alzimar Peixoto, Natalício Rufino, Élder Pinheiro, Rodolfo Cunha e o presidente Rubens Pinheiro, que desempatou a votação. Não estava no plenário os vereadores Geosanam Leitão e Ana Kelly. Explicou Rubens porque o serviço de transmissão foi suspenso, "eu achei uma falta de respeito com o poder legislativo o diretor da rádio ter comunicado  que não transmitiria a seção faltando dez minutos pra seção começar. Não tenho objeção da rádio transmitir gratuitamente. Mas considerei também o valor cobrado pela rádio em comparação com o da internet". O vereador Rodolfo Cunha ponderou sobre o serviço da rádio e disse, "a câmara é um órgão público e como a rádio é comunitária, poderia muito bem ser transmitida de forma gratuita". Em defesa da transmissão pela rádio, Emiliando Silva frisou, "sou a favor que seja pela rádio, mas vejo que a internet também é importante". Como coautora do requerimento a vereadora Raimunete Chaves atacou,  "o presidente devia divulgar os gastos dos contratos que a câmara tem". Argumentou o presidente que o serviço pela rádio tem um custo mensal de R$ 1.650,00, ao passo que agora via internet, vai ser R$ 100,00 mensal. Quando estava sendo votado o requerimento, o vereador Alzimar Peixoto questionou a competência da mesa diretora sobre a decisão de suspender o contrato, e acrescentou, "sou a favor do diálogo, mas não posso negar que a competência é do presidente".

SESC E PREFEITURA PROMOVEM CORRIDA DE BICICLETA

No dia do trabalho(1º de maio) , o Serviço Social do Comércio-SESC e a prefeitura municipal, como forma de incentivar o ciclismo, promoveram o Primeiro Ciclo SESC. O percurso da corrida foi de seis quilômetros, saindo da praça do conjunto Adauto Pinheiro, passando pela avenida de contorno, avenida Manoel  Castro até a praça Benigno Bezerra. Duas bicicletas foram sorteadas entre os mais de 100 participantes entre adultos e crianças. Os ganhadores foram a dona de casa Sâmia Almeida e o garoto Uguinho, que inclusive quebrou sua bicicleta no percurso, e chegou empurrando a mesma. Cada pessoa inscrita doou um quilo de alimento doado ao programa Mesa Brasil, com quem o SESC da cidade de Iguatu tem parceria. Um grupo de cinco pessoas saiu da cidade de Jaguaribara para participar do evento, liderado pelos ciclistas do Baiki Mania X que diariamente pedala pelas ruas da cidade.






EX VEREADOR ERIVALDO BRITO COMEMORA ANIVERSÁRIO

Rodeado de familiares e amigos o ex-vereador Erivaldo Brito(foto) comemorou na sua propriedade rural, no sitio Logradouro, seu aniversário. Na oportunidade ele disse para reportagem da sua preocupação com a região em que mora, e afirmou se for eleito vereador vai cobrar do gestor obras do tipo poço profundo, energia elétrica trifásica e uma quadra esportiva, "os jovens daqui quando querem jogar tem que ir para o Serrote Branco". Segundo Erivaldo as localidades de Logradouro, Quilometro, Retiro, Tabuleiro Grande, Cachoeira de Santana, Santana, Areias e Riacho do Tanque, por serem distantes da cidade, são "esquecidas" pelos prefeitos, "até as estradas não são recuperadas, o que causa indignação as pessoas que diariamente trafegam por elas". Nós vamos se debruçar nestas questões e vamos cobrar do próximo gestor, disse Erivaldo que tem o apoio da ex prefeita Luzia Cunha, no que tange aos problemas da região que ela conhece tão bem como ele, e afirma, "infelizmente a atual gestão virou as costas pra essa região, mas confiando em Deus e no próximo prefeito, vamos trabalhar e carrear obras pra cá". O empresário Jean Brito comunga com as idéias de Erivaldo e se colocou a disposição para ajudá-lo, "é preciso fazer alguma coisa para essa região  e acredito na boa vontade e nos projetos do tio Erivaldo".