quarta-feira, 30 de maio de 2018

VEREADOR LIRA DESTACA BODEJAMA MAS COBRA AÇÕES PARA BOVINOCULTURA LEITEIRA

Concurso leiteiro, prova do laço e desfile de ovinos e caprinos fazem parte da bodejama(festa do bode) promovida anualmente pela parceria Prefeitura e Capritama(associação dos criadores de ovinos e caprinos de Jaguaretama). O último evento foi na localidade de Serrote do Mato e recebeu elogios do vereador Lira Pinheiro(foto), "parabenizo a direção da capritama, os criadores e também a prefeitura pelo incentivo que vem dando a esse evento". Mas ao mesmo tempo, Lira demonstra sua preocupação com a falta de projetos e ações voltadas para bovinocultura leiteira, que segundo ele "só tem a compra do milho na Conab". Falta ações, cursos, incentivos, projetos, tecnologia, até agora não vejo perspectiva de melhorar", acrescenta o vereador. Ele aponta como alternativa para a  cadeia da bovinocultura,  organização e união  das pessoas diretamente inseridas no setor. Eu estou cobrando porque sou produtor de leite, mas se pode produzir outros produtos e nosso município boa parte da sua economia vem da bovinocultura leiteira, diz ele. Fundar uma associação dos pecuaristas é na opinião do parlamentar o começo, e depois de organizada a entidade, partir para uma cooperativa, e conclui, "eu estou me cansando de tanto cobrar e pedir ações para a pecuária". Outros vereadores, como Edílson Nobre e Hélder Pinheiro apoiaram as cobranças de Lira, mas taxaram de vergonhoso" o preço do leite(85 centavos). SECRETÁRIO- Procurado para falar sobre o assunto, o secretário de agricultura, Raimundo Eudivan Silva disse, "para algumas pessoas nosso trabalho não aparece, mas nós não trabalhamos sozinho, tem que ter parceria. Já falei com o prefeito para procurar o Sebrae e ver a possibilidade de ser implantado no município um projeto semelhante  ao de Milhã". E frisou que vai entregar a Lira Pinheiro um esboço de um projeto sobre bovinocultura leiteira.
Lira Pinheiro

terça-feira, 29 de maio de 2018

BATE-BOCA NA CÂMARA MUNICIPAL

Vereadores da oposição e situação voltaram a bater boca na seção de ontem, com adjetivos não recomendável para um parlamento. Geosanam e Ana Kelly se acusaram mutuamente, em face da colocação de Geosanam, quando disse que "a saúde do município estava entregue as piabas", ao se referir a uma escavação feita por um empresário e dentro do buraco tinha sujeira e água suja. Mesmo sabendo que a água estava passando por um processo biológico, através do pessoal das endemias. Retrucou a presidenta da câmara, Ana Kelly, "o seu falso moralismo é impressionante, você dizer que a saúde de Jaguaretama está entregue as piabas, isso é ridículo. Na gestão passada que tinha desmantelo, você passou quatro anos calado. Além do mais o vereador Geosanam está prejudicando o município, ao incentivar pais de alunos para transferir seus filhos para estudar em Jaguaribara, até a filha dele foi estudar no vizinho município". Retrucou Geosanam ao dizer que Ana comprou voto para ser presidente da câmara. Outros dois vereadores se agrediram verbalmente, no caso Vinícius Lima e Rubens Pinheiro que chamou seu colega de demagogo, ao defender um possível projeto de redução de salários de vereadores. Vinicius não se conteve e chamou Rubens de "burro da venta branca", eu estou lhe chamando de velhaco". A troca  de farpas entre vereadores da oposição e situação é normal hoje, no passado e continuará sendo. Na legislatura passada Emiliando e Natalício centralizaram seus discursos na maioria das vezes em acusações mutuas. Será que o povo apoia  ou gosta dessa baixaria? É no minimo hilariante.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

INSTITUIÇÃO DE CARIDADE É A DONA DO TERRENO DO HOSPITAL MUNICIPAL E NÃO A PREFEITURA

Somente agora, 31 anos depois foi descoberto que o terreno aonde foi construído o hospital municipal Adolfo Bezerra de Menezes não é da prefeitura, e sim do lar Fabiano de Cristo, uma instituição filantrópica com sede na cidade do Rio de Janeiro. Até então o município tinha uma concessão com validade de vinte anos, porém agora se faz necessário que esta documentação seja da prefeitura. Esse imbróglio está comprometendo a reforma do hospital, cujo recurso de emenda parlamentar já foi liberado. Se esta situação não for resolvida antes do período eleitoral a reforma vai demorar, disse o prefeito Glairton Cunha que esteve recentemente com um representante do Lar Fabiano de Cristo. A ele foi oferecido  um terreno da prefeitura próximo ao hipódromo municipal em troca do terreno do hospital. Segundo Airlene Dantas, secretária de saúde, André Furtado(representante da instituição) levou a proposta para ser discutida no conselho do Lar Fabiano. CAPEMI- Relata o ex-vereador Roberto Lindolfo Bezerra da Cunha(foto) que a construção do hospital municipal foi em 1977  e na época foi feito uma parceria município e CAPEMI, então presidida pelo coronel Rolemberg, que tinha interesse de construir uma obra social no município, pelo fato de ser a terra de Adolfo Bezerra de Menezes. Foi daí que surgiu a ideia do hospital. Juarez Olímpio então prefeito doou  uma área de terra (100 por 100metros) de sua propriedade Santa Bárbara à CAPEMI. Nesse local foi construído posteriormente o Polo Espirita Bezerra de Menezes, local  que se acredita nasceu Bezerra de Menezes. Explica Roberto," na verdade quem saiu ganhando foi a CAPEMI que recebeu dois terrenos(o polo e o hospital)". No ano de 1978  o hospital foi inaugurado pelo então governador Adauto Pinheiro, que liberou através da secretaria estadual de saúde, os equipamentos para o hospital. Conta o ex-vereador Roberto que o coronel Rolemberg no dia da inauguração anunciou sua morte, e quatro meses depois ele morreu. Sobre a permuta proposta pelo prefeito, Roberto diz, "não era intenção de Rolemberg essa troca de terreno".
 hospital em 1978
 hospital hoje
Roberto Lindolfo

sexta-feira, 18 de maio de 2018

CAMINHADA NO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Nem todo mundo vê o mundo como você vê, com esse slogan a equipe do Centro de Atenção Psicossocial, coordenado pelo psicologo Luís Barbosa do Nascimento, comemorou o dia 18 de maio como dia da luta antimanicomial. Uma caminhada na avenida Manoel de Castro fez parte do evento que contou com a participação de alunos do curso de técnica em enfermagem, a secretária de saúde, Airlene Dantas, do prefeito Glairton Cunha, primeira dama Conceição Bezerra e dirigentes da empresa Coopershoes da cidade de Morada Nova, que fez uma parceria com a prefeitura para contratação  de pacientes do CAPS. Essas pessoas fazem parte do projeto Incluindo A Gente. As mensagens  expostas nas faixas,  folders e nas falas dos participantes do evento falam que "hoje a saúde mental é mais fácil de fazer e com outros métodos, ao invés de internamento". Esse é o entendimento do psicologo Barbosa que coordena uma equipe que atende atualmente 1282 pessoas portadora de alguma deficiência mental. O gerente geral da Coopershoes Laercio Drebis destacou o projeto do CAPS como um exemplo a ser seguido por outras empresas e acrescentou "a nossa empresa aposta nas pessoas e temos a gratidão de ter funcionários de Jaguaretama trabalhando conosco". Edson Silva, um dos 15 pacientes do CAPS e que trabalha na empresa disse, "agradeço ao prefeito pela oportunidade e a Barbosa, que é para mim meu segundo pai". Para Glairton "a forma com a Coopershoes trata o pessoa é uma ato de grandeza, é o lado humano que nem todas empresas tem".
 Luís Barbosa
 Conceição Bezerra, Glairton,rep. da Coopershoes e pacientes


MANIFESTAÇÕES NO DIA DE COMBATE A PEDOFILIA

O dia 18 de maio é nacionalmente o dia de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Esquecer é permitido, lembrar é combater, diz o slogan estampado nas faixas conduzidos por jovens e adultos. Uma caminhada em  direção ao ginásio esportivo aonde houve apresentações culturais marcou o dia que contou com o envolvimento de escolas, vereadores, o pessoal da gestão, incluindo prefeito e secretários, além da rede de proteção(CRAS., Conselho Tutelar, Comdica). A importância de combater a exploração sexual foi o foco da fala do prefeito Glairton Cunha. Disse ele, "precisamos combater esse abuso e o envolvimento de todos é imprescindível. Não podemos esconder esse problema debaixo do tapete, é preciso ter essa consciência, qualquer tipo de abuso contra as crianças e os adolescentes denuncie". HISTÓRIA- No dia 18 de maio de 1973 uma menina capixaba de Vitória-ES, foi sequestrada, estuprada, drogada e assassinada. Os agressores nunca foram punidos. Depois desse crime o movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente e após uma forte mobilização, ensejou a aprovação da lei federal n° 9.970/2000 que instituiu o dia 18 de maio como o dia nacional de enfrentamento a pedofilia. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar, diz um fôlder. E foi justamente isso que fez a dona de casa Francisca Gerlânia Nogueira, mãe de uma criança de sete anos, abusada por um motorista. Dias depois a justiça decretou a prisão do mesmo. Segundo o conselho tutelar outro caso idêntico aconteceu este ano no município.






 

quarta-feira, 16 de maio de 2018

GOVERNO ENTREGA 364 TÍTULOS DE TERRA À PRODUTORES RURAIS

O governo estadual por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará-IDACE em parceria com outros órgãos, entregou 364 títulos de terra à  agricultores familiares desse município. Com esse documento o proprietário vai ao banco e faz um empréstimo de até vinte mil reais. Este programa de regularização fundiária está plantando soluções para colher cidadania, disse Cirilo Pimenta, superintendente do IDACE, que prometeu entregar outros 686 títulos para proprietários que tem área de até 200 hectares  posteriormente. Segundo Cirilo de 2007 até hoje o governo já entregou mais de 70 mil títulos pelo programa de georreferenciamento de imóveis rurais, objetivando o fortalecimento de combate à pobreza rural e promovendo a segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, concluiu ele. Representando o governador Camilo Santana, o chefe da  casa civil, Nélson Martins no seu discurso destacou as ações do governo e afirmou, "o governador tem priorizado a agricultura familiar e está realizando o maior projeto de reforma agrária do país". Informou Nélson que o projeto "Malha D'água" vai ser a próxima ação do governo para atender 178 municípios com adutoras. Com a transposição de água do rio São Francisco os maiores açudes do Estado vão atender praticamente todo o interior". Na sua fala o prefeito Glairton Cunha ressaltou a importância dos títulos de terra e afirmou que Nelson Martins "tem sido uma porta de entrada e juntos queremos fazer uma Jaguaretama melhor". Já o deputado estadual Antônio Granja, que tem apoio do prefeito municipal, relacionou os principais pleitos conquistados pelo município através de seu empenho, e anunciou a vinda do governador Camilo ao município, dia 26 de maio. Expedito Rodrigues  foi um dos 364 proprietários que recebeu o título da terra, e disse que desde 1952 que sua propriedade não tinha documento, "mas agora com esse título a gente pode pegar dinheiro emprestado no banco e fazer melhoria ". Informou Cirilo Pimenta que uma lei aprovada na assembleia estadual estabelece que os cartórios de registro de imóveis só pode cobrar R$ 300,00 pelo registro da propriedade do pequeno produtor rural. Participaram do evento que foi realizado na casa do idoso, lideranças políticas, como vereadores, deputados estaduais Mauro Filho e Valter Cavalcante, secretários municipais, e técnicos do IDACE, Ematerce, INCRA, sindicatos, Fenaj.
 Nelson Martins e Glairton Cunha



segunda-feira, 14 de maio de 2018

PROJETO "INCLUINDO A GENTE" ABRE AS PORTAS DE TRABALHO PARA DEFICIENTES MENTAIS

Uma parceria Prefeitura/CAPS e a indústria Coopershoes possibilitou a inclusão e inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Trata-se do projeto "Incluindo  A Gente" de autoria do psicólogo Luis Barbosa do Nascimento(foto), que trabalha concomitantemente no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS de Jaguaretama como coordenador e na indústria Coopershoes na cidade de Morada Nova. O que inspirou o psicólogo foi a lei de cotas(Decreto nº 8.213/91) a qual ampliou o acesso e as perspectivas dessas pessoas no mundo do trabalho. Segundo Luís Barbosa, "as pessoas com deficiência passam a ter, além das suas necessidades especiais, desejos, vontades, necessidades de consumo que quando confinados em casa, não existiriam. É com essa concepção que se acredita que este projeto  irá possibilitar a socialização organizacional e, ainda reforçar gradativamente a necessidade de se repensar a inclusão e a diversidade no contexto do trabalho". No Brasil a Lei de Cotas estabelece a obrigatoriedade que empresas com cem ou mais empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, com o mínimo de 2% e o máximo de 5% por organizações a partir de mil empregados. De acordo com o psicólogo Barbosa 15 pacientes do CAPS foram contratados pela empresa Coopershoes. Cada um recebe um salário minimo além de outras vantagens, "eles tem os mesmos direitos dos outros", diz ele. A prefeitura de Jaguaretama paga o transporte para levá-los  toda semana à Morada Nova, além de pagar uma casa para acolher os deficientes. O CAPS de Jaguaretama conta com 1093 usuários cadastrados e que são atendidos por uma equipe multiprofissional de oito pessoas(motorista, assistente administrativo, enfermeiro, psicólogo clínico, auxiliar de enfermagem,terapeuta ocupacional, assistente social, auxiliar de serviços gerais e um médico psiquiatra). O CAPS oferece serviço de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros. Ressalta Barbosa, "a indústria Coopershoes como instituição socialmente responsável deve servir de exemplo às demais instituições do país", contribuindo assim para consolidar uma imagem positiva perante a sociedade ao oferecer igualdade de oportunidade a todos os indivíduos e enfatizar suas habilidades e capacidades".
 Luís Barbosa



  

sábado, 12 de maio de 2018

JAGUARETAMA TEM 376 CRIANÇAS/ADOLESCENTES FORA DA ESCOLA

 Vereadora Ana Kelli, Conceição Bezerra e Priscila Cunha
Identificar e trazer esses jovens para dentro da escola é o grande desafio que o município tem, mormente agora quando ações são realizadas e direcionadas para a conquista do selo Unicef. Ações intersetoriais estão sendo feitas pelas secretarias diretamente envolvida, assistência social, saúde, educação, infraestrutura e esportes e cultura, além do conselho tutelar, conselho da criança e adolescente e sociedade civil. O programa Busca Ativa Escolar sob a coordenação da professora Valdênia Maciel(foto) se reuniu com as agentes comunitárias de saúde(foto) no sentido de localizar esses jovens e trazê-los para a escola, sem antes descobrir a causa para os mesmos terem deixado de estudar. Aquele jovem identificado será acompanhado por profissionais da educação durante um ano. Sabe-se entretanto que as causas da exclusão escolar são: crianças/adolescentes em conflito com a lei, em situação de rua, vitimas de abuso sexual, falta de documentação, gravidez na adolescência, falta de transporte escolar, falta de infraestrutura, preconceito ou discriminação, violência familiar, desinteresse pela escola. Segundo Valdênia a pesquisa identificou também que esse público tem idade de 4 a 17 anos, os pais tem pouca escolaridade, a maioria mora na zona rural, tem cor negra e a maioria é do sexo feminino. Salienta a  professora Valdenia, "se nós trabalharmos em conjunto  a gente poderá mudar esse cenário, e os agentes comunitárias tem papel importante nessa ação". Dados revelam que no Brasil 2.002.258 jovens estão fora da escola, que corresponde a 11%. Já no nordeste brasileiro esse percentual é de 6,5% correspondente a 868.354 jovens. NUCA - A formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes-NUCA foi outra ação executada pela equipe que coordena as ações pela conquista do selo Unicef. O NUCA é composto por 16 jovens(oito masculino e oito feminino) que terão como objetivo se organizar em rede, discutir questões para o seu desenvolvimento e levar reivindiações à gestão pública municipal. Reunidos na câmara municipal, alunos das escolas municipais bem como da pastoral da criança e desbravadores da igreja adventista do sétimo dia, elegeram o NUCA. Antes os jovens disseram o que queria que acontecesse: mais esportes, respeito, direitos garantidos, educação de melhor qualidade, alimentação saudável nas escolas etc.
 Valdênia e agentes de saúde

quinta-feira, 10 de maio de 2018

EX-SECRETÁRIOS COBRAM NA JUSTIÇA SALÁRIOS, FÉRIAS E DANOS MORAIS

Vinte e cinco  ex-servidores comissionados da prefeitura, incluindo os ex-secretários Ariosvaldo Saldanha Saraiva, Filadelfo Lima Pinheiro, Isabete Melo de Oliveira e Maria Iran Pinheiro Ferreira, ajuizaram ação na justiça cobrando o pagamento dos salários referente aos meses de outubro, novembro e dezembro do ano 2014, além de férias, 13º salário e danos morais. O procurador do município Jean Saldanha contesta a ação alegando que, "alguns servidores da prefeitura e que na época ocuparam cargos de confiança, disseram que a então prefeita Ila Pinheiro, propôs aos mesmos a dispensa dos referidos salários e todos concordaram, além do mais eles(secretários eram ordenadores de despesas)". Diz mais, "não tem procedência a cobrança de danos morais, estou perplexo com a má fé deles". Questiona também  "o fato deles terem recebido os salários subsequente a dezembro de 2014 e não o retroativo como seria o lógico", e conclui o procurador, "não houve constrangimento para o município ser condenado, esta é uma aventura jurídica". O prefeito Glairton Cunha ficou surpreso com a ação e se manifestou dizendo, "esse tipo de ação é uma herança indesejada, porque não existe recursos extra para este fim", e acusou a ex-prefeita de ter feito politicagem "contratando gente transformando a prefeitura num cabide de emprego, sem ter dinheiro para pagar". Durante os quatro anos de gestão de Ila Pinheiro ela não pagou os salários dos servidores municipais referente a dezembro de 2012, embora tenha participado de várias audiências com o sindicato, ministério público e poder  judiciário, no sentido de efetuar o pagamento. A doutora Gilza Duarte Feitosa é a procuradora dos reclamantes da ação em tela, a mesma não retornou as ligações feitas. O advogado Rodolfo Cunha é procurador de mais de duzentas ações relacionadas a questões trabalhistas e que segundo ele o município vem pagando  ações desde a gestão passada.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

CRECHE VAI ACOLHER CRIANÇAS DE DOIS BAIRROS PERIFÉRICOS

A creche em construção no conjunto habitacional Advan Peixoto, quando concluída  vai acolher mais de duzentas crianças da educação infantil que moram nos bairros Padre Marleno e Nossa Senhora da Conceição. Essas crianças estudam atualmente nas creches Pingo de Gente e Maria da Conceição de Lima localizadas nos bairros citados. Segundo o secretário de educação José Jorge  Rodrigues o funcionamento da creche está previsto para o próximo ano e vai oferecer as crianças uma estrutura física de melhor qualidade e  comodidade, "além de melhoria no plano didático e nas atividades lúdicas". O equipamento  contem quatro salas de aulas, refeitório, cantina, depósito, sala de informática, sala de recreação e setor administrativo, e espaço físico para adaptação de salas de aulas com funcionamento em dois turnos. A obra está orçada em R$ 1.203.975,00 e prevista seu término para agosto vindouro. O engenheiro Róger Nobre Calisto, da empresa Vitória responsável pelo serviço disse que "se os recursos forem repassados regularmente a gente termina antes do prazo". A creche tipo C está sendo financiada com recursos do FNDE, o mesmo órgão que em 2008 liberou recursos (R$ 700.000,00) para construção de outra creche, localizada no conjunto Adauto Pinheiro, mas que até hoje não foi concluída. O Tribunal de Contas da União-TCU apurou que houve desvio de recursos na obra e condenou os responsáveis a devolverem dinheiro, além aplicar nota de improbidade administrativa nos mesmos. Afirmou José Jorge que há intenção da gestão municipal concluir a creche, mas ressaltou, "desde que haja viabilidade legal".

 José Jorge

GOVERNO ASSEGURA RECURSOS PARA ESTRADA DO POLO BEZERRA DE MENEZES

 No pacote de  obras anunciadas pelo governador Camilo Santana, pelo programa Ceará de Ponta a Ponta, contemplando 690 kms de rodovias estaduais, totalizando R$ 561.185.495,58, a estrada asfáltica que liga Jaguaretama ao polo Bezerra de Menezes está inserida. A rodovia terá uma extensão de 10 kms, cabendo a prefeitura custear o projeto técnico e  o estudo topográfico de responsabilidade do Departamento Estadual de Rodovias-DER. A Secretaria de Infraestrutura do Ceará-SEINFRA por meio do DER será responsável pela obra que tem como principal objetivo desenvolver o turismo religioso do município. O prefeito Glairton Cunha participou do evento em Fortaleza e junto com outras lideranças comemorou, "hoje foi um dia importante para o desenvolvimento de nossa terra, conseguimos incluir no programa do governo estadual a nossa estrada que liga a cidade ao polo Bezerra de Menezes, uma reivindicação antiga e que agora dar sinal de sua execução e que vai oportunizar emprego e renda para nosso povo, pois uma vez realizada vamos trabalhar junto aos órgãos de turismo alavancar as venerações espírita ao nosso filho maior Adolfo Bezerra de Menezes, com mais segurança, comodidade e conforto neste deslocamento". Glairton destacou o empenho do deputado estadual Antônio Granja bem como do secretário Nélson Martins "pelo compromisso com a nossa solicitação".
 Camilo Santana ladeado de lideranças
 Mauro Filho, Antonio Granja e Glairton Cunha
 Governador e lideranças politicas


segunda-feira, 7 de maio de 2018

PRODUTORES DE LEITE VISITAM FAZENDA EM MILHÃ

Um grupo de produtores de leite desse município, junto com o prefeito Glairton Cunha, o secretário de agricultura Eudivan Silva e o vereador Lira Pinheiro, visitaram a fazenda Urucrania do produtor Gelson Pinheiro, no município de Milhã. Ele implantou em sua propriedade várias técnicas de  pecuária leiteira que vem despertando interesse de muitos criadores, dado o sucesso do projeto. Junto com mais 37 produtores Gelson faz parte do projeto Milhã mais Leite, uma parceria da prefeitura e Sebrae. De acordo com ele, a produção diária das vacas atinge 15 litros, superando a média da região. No ano passado a receita dos produtores desse projeto alcançou a cifra de Dois Milhões de Reais. Uma  novidade nesse projeto é a criação de bezerros separada das mães, "eles passam noventa dias comendo ração e leite, antes de ir para o pasto", conta Gelson que investiu no "bezerreiro" aproximadamente R$ 2.200,00. Uma área de 5,5 hectares plantada  de palma forrageira é vitrine da fazenda e tornou-se uma produtora de raquetes que é comercializada na região. Para os criadores de Jaguaretama a visita foi muito proveitosa e que vale a pena investir em técnicas inovadora, disse o secretário de agricultura Eudivan Silva. Para o prefeito Glairton "aonde tem organização o resultado aparece, o nosso município tem um potencial muito grande na pecuária, mas é preciso chegarmos a um patamar equivalente ao que estamos vendo aqui em Milha, e o começo é o melhoramento da genética do nosso rebanho". O vereador Lira Pinheiro que é também criador e dono de um lacticino, ficou empolgado e anotou muitas coisas  que viu na fazenda de Gelson, inclusive a mistura de água com massa de filho, uma excelente ração que ele desconhecia. A gente pra vencer tem que investir, eu venho dizendo que Jaguaretama pode e deve mudar pra melhora a nossa pecuária leiteira, o que eu vi nessa fazenda é um exemplo de perseverança de um pequeno criador que apenas ampliou seus conhecimentos e aplicou, disse Lira. O pecuarista Gelson Pinheiro é secretário de agricultura de Milhã e vez ou outra faz palestra sobre bovinocltura e acrescenta, "tudo que eu aprendi foi através de cursos e seminários que participei".
 Eudivan, Glairton, Gelson e produtores
 Gelson Pinheiro
 bezerreiro
 plantio de palma
 Glairton, Lira, Gelson e Eudivan
produtores visitam plantio de palma forrageira

terça-feira, 1 de maio de 2018

SESC E PREFEITURA PROMOVEM PASSEIO CICLISTA NO DIA DO TRABALHADOR

No dia que se comemora o dia do trabalhador, o SESC de Iguatu junto com a secretaria de esportes, promoveram o Ciclo Sesc e premiaram dois jovens com duas bicicletas. Os ganhadores foram Breno Daniel  Peixoto e Fernando Lima Gomes. Cem ciclistas até de outro municípios participaram da corrida que teve sete quilômetros. A inscrição custou um quilo de alimento, e cada participante recebeu um boné e uma camiseta, além de um lanche(frutas) antes da corrida. Representando o SESC da cidade de Iguatu, Josiene Silva destacou a importância do evento que é realizado todo ano sempre em parceria com as prefeituras, "esse é um momento de prestigiar o trabalhador brasileiro, e essa corrida é importante também para as pessoas manterem em dia sua condição física". O prefeito  Glairton Cunha, um dos participantes, na hora de entregar a premiação ressaltou o evento e parabenizou todos os parceiros, "pedalar é bom e faz bem a saudê". Já o secretário de esportes, Jairo Júnior, destacou a participação dos ciclistas   e frisou, "qualquer  atividade física é boa e este passeio é melhor ainda porque  o participante ganha prêmio".