sexta-feira, 31 de julho de 2015

PREFEITURA SUSPENDE ATIVIDADES POR UM DIA

A prefeitura desse município aderiu ao movimento de outros prefeitos que  protestam  contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios-FPM. Todas secretarias municipais fecharam suas portas nesta sexta-feira, exceto o hospital municipal que manteve sua rotina normal. A mobilização dos prefeitos municipais atingiu 120 cidades do interior cearense. Reclamam os gestores a queda do FPM que é maior do que o ano passado, afetando os serviços de saúde, educação e pagamento dos servidores municipais. De acordo com o economista Ricardo Coimbra "as prefeituras ainda ficarão um bom tempo com o pires na mão". Faixas foram afixadas nas secretarias municipais para chama atenção das pessoas e mostrar porque o não atendimento ao público. A prefeita Ila Pinheiro(foto), secretários, vereadores da situação e pessoal comissionado ficaram um bom tempo em frente a prefeitura. Um carro de som tocava música chamando atenção das pessoas com falas de gestores sobre o protesto.





BANDIDOS EXPLODEM POSTO AVANÇADO DO BANCO DO BRASIL

Era duas horas da madrugada, quando um grupo de oito bandidos atiraram pelas ruas da cidade e depois explodiram o prédio do posto avançado do Banco do Brasil. Segundo o cabo Souza, comandante do destacamento policial, "eu recebi uma ligação dando conta do crime, se deslocamos para   o local mas o bando já tinha fugido". Pela manhã foi encontrado na estrada de Solonópole um Fiat prata, que segundo a polícia foi usado na ação criminosa. O subtenente Herbênio Bezerra que estava de folga e dormindo próximo ao posto avançado, ainda seguiu três  bandidos até a divisa de limite com Morada Nova, "mas perdi a pista". Segundo ele, os bandidos chegaram atirando movimentação financeira. Esta é a segunda vez que  o posto é explodido, a  primeira foi em novembro de 2011.






em três motos e um carro que depois foi abandonado. De acordo com os policiais as armas usadas para a explosão foi de grosso calibre. A estrutura do prédio ficou literalmente destruída(fotos). A direção do posto avançado não quis dizer o valor levado pelos bandidos, mas acredita que a quantia foi significante, visto ser dia de pagamento dos aposentados do INSS. Uma dinamite(foto) foi encontrada entre os escombros e a polícia isolou o local. A dona de casa Maria Socorro ao ouvir os tiros misturados com explosões ficou apavorada, "ainda estou tremendo  pensei que o mundo ia se acabar". Já o comerciante Nelson de Freitas falou "o comércio agora se acabou". Com a destruição do posto avançado, a agencia dos correios, o posto de atendimento do Bradesco e a casa lotérica serão usados pelos correntistas, servidores públicos, comerciantes e aposentados para

terça-feira, 28 de julho de 2015

"MARIQINHA" BEZERRA 90 ANOS DE VIDA

Ao lado da família(irmãos, cunhados, filhos, noras, netos, bisnetos, primos) Maria Raquel, chamada de "Mariquinha" comemorou seus noventa anos de vida, como sempre quiz, cercada de familiares, que lhe deram carinho e atenção, além do tradicional "parabéns". Uma missa foi celebrada na igreja católica, com a presença maciça dos familiares, que depois  recepcionaram a aniversariante na casa do idoso. Jantar, música ao vivo e no telão a história do patriarca da família, João Rufino Bezerra, popularmente Joca Bezerra, responsável pelo nascimento de vinte e três filhos, mas bem entendido, com três mulheres. A primeira geração foi Mariquinha,  Francisco Rufino, Dãmião,  Ana Alice e  José Leão, filhos do casal Joca Bezerra e Ana Alice. Mas esta no ano de 1935 morreu e seu Joca se casa novamente com Francisca das Chagas Bezerra, e com ela nasceram quatro filhos: Benedita, Manoel, Maria Luiza e Beonides. Outra vez por ironia do destino, seu Joca fica viúvo  com  a morte no ano de 1942  de sua esposa. Mas a viuvez dura pouco tempo, até ele conhecer Santana Bezerra e com esta o casal tiveram  quinze filhos: Francimar, Maria Edinir, João Filho, Expedito, Rufina, Conceição, Socorro, Maria das Graças, Luciene, Naviniê, Nívia, Francisco Antônio, Marleudo e Carlos. Ao todo nasceram vinte e três filhos, porém vivos estão vinte, mas no aniversário da filha mais velha, Mariquinha, só compareceram  treze filhos. Três já não estão no mundo dos vivos e os demais não puderam vir. 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

EMPOSSADA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES(AS) RURAIS






Assumiu para um mandato de quatro anos(2015/2019) os novos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais desse município. Evandira Melo presidente(primeira mulher  presidente da história do sindicato); Ana Paula- secretária geral; Antônia Magnerite - secretária de finanças; Francisca Pereira - secretária de políticas sociais; Francisco Assis - secretário de políticas agrícola e agrária. Conselho Fiscal - Raimundo Genival, Francisca das Chagas e Maria Djacir. Na sua  fala Evandira disse " eu agradeço o movimento sindical que faz parte até da minha vida pessoal. Assumimos esta responsabilidade e quero dividir com todos. Agente sabe que podemos contar com o apoio de vocês, mesmo com as crises que estamos enfrentando". Já o ex-presidente Raimundo Genival Pinheiro frisou "só tenho que agradecer a diretoria pelo tempo(oito anos) que passamos juntos. Para mim foi um aprendizado muito grande e uma missão cumprida". O presidente da Federação dos Trabalhadores(as) Rurais do Estado do Ceará-FETRAECE, Carlos Ribeiro ao dar posse aos diretores destacou o trabalho dos "companheiros" e concitou  para participarem mais dos movimentos sociais, como a marcha das Margaridas, que acontecerá em agosto. Uma caravana de mulheres irão a Brasília cobrar mais políticas públicas para a categoria. Ele aproveitou o momento para destacar duas propostas que estão tramitando na assembléia estadual, de autoria do deputado Moisés-PT, que isenta de pagamento as taxas para carteira de habilitação e a guia de transporte animal-GTA, para os agricultores familiares. 

sábado, 25 de julho de 2015

ATOS PRATICADO POR RELIGIOSO CAUSAM POLÊMICA



Dois religiosos de igreja diferentes estão divergindo sobre seus atos e opiniões. De um lado o frei Francisco Antônio, pároco local da igreja católica, que não está gostando da atitude do padre Francisco José da Cunha Silva(foto), pertencente a igreja greco católica ortodoxa do Brasil no Ceará. Ele vem celebrando missas, batizados e até crismando pessoas em residências e debaixo de árvores, a convite de pessoas da região do São Pedro e Trapiá. Para o frei Antônio "ele está adentrando em nossa paróquia  realizando alguns sacramentos sem permissão ou conhecimento do bispo diocesano, ou do pároco local. Ele não comunga com a nossa igreja católica, e é preciso as pessoas tomarem conhecimento".  Acrescentou ainda "Ele só está fazendo isso porque tem pessoas que o acolhe, desrespeitando normas da igreja católica, nos reunimos com pessoas da região para tratar do assunto". Sobre o batismo e crisma, o frei ressalta "estes atos não tem validades, porque somente o bispo pode fazer". A professora Margarete Coelho tem opinião contrária "ninguém é contra o padre Francisco José, todo mundo gosta dele", e cita um exemplo da sua filha de 28 anos de idade, que só se crismou e fez a primeira comunhão agora, "porque antes foi rejeitada pela igreja católica" . O agricultor João Neto  também concorda com a atitude do padre e afirma "ele está fazendo os que os padres daqui não fazem, toda religião que busca  Deus eu gosto". Já Maria Silva diz "eu não acho certo ele batizar e crismar, porque na católica agente participa de um curso antes". CONTRÁRIO - Por telefone o padre Francisco José afirmou "não quero concorrência com ninguém, o padre ortodoxo  é diferente do padre romano, todo aquele que procura o batismo deve ser acolhido segundo o papa Francisco. Disse mais "mesmo trabalhando em Fortaleza não há restrição da nossa jurisdição", e conta que foi convidados por  pessoas da região do Trapiá "e encontrei adultos sem serem batizados, mãe solteira  sem poder casar e o nosso rito acolhe todo mundo". O fato de ser casado e celebrar a missa em alguns momentos de costa para o povo, é estranho para as pessoas.

PARTIDO REPUBLICANO TEM NOVA DIRETORIA

O bancário Glairton Rabelo  Cunha é o novo presidente da comissão executiva do Partido Republicano no município. A posse dos novos dirigentes contou com a participação do ex-governador Lúcio Alcântara, que é presidente estadual do PR, além dos deputados Capitão Vagner-PR, Cabo Sabino-PR, Danilo Forte-PMDB  e Antônio Granja-PROS, e lideranças políticas local e da região. O evento foi no Centro de Debates e Eventos-CDE, que foi inaugurado na ocasião do evento. Disse Glairton "O PR é um partido que tem projetos e quer ter uma boa convivência com todos os partidos, bem como se aproximar da sociedade, buscando soluções para seus problemas". Quanto ao CDE, continuou ele, "é um espaço que se destina apoiar o exercício da cidadania jaguaretamense, e os segmentos da sociedade carente do protagonismo social". Na sua fala o deputado capitão Vágner destacou que o "PR tem pessoas do perfil de Glairton que só engrandece o partido, que vem renovando seus quadros". Por sua vez, Lúcio Alcântara ressaltou "a minha volta a Jaguaretama ser sempre um prazer, e melhor agora como dirigente do PR que tem aqui pessoas de bem e comprometidas com a nossa sigla". COMISSÃO- A executiva municipal é formada por Francisco Glairton Cunha - presidente; Lúcio Gualberto Pereira - vice-presidente; José Francisco Farias - primeiro tesoureiro; Vânia Pinheiro Bezerra segunda tesoureira; Hallison Medeiros Souza - terceiro tesoureiro; Maria Conceição Bezerra - primeira secretária; José Jorge Rodrigues - segundo secretário; Aline Sandra Cavalcante - terceira secretária; José Vinicios Bezerra - primeiro vogal; José Abílio Xavier - segundo vogal; Maurivan Soares Lima - terceiro vogal, Jacqueline Ferreira de Queiroz - quarto vogal; Pacífico Albuquerque Costa - quinto vogal; Geraldo Costa  Laurentino - sexto vogal e Vancleber RodriguesVieira - sétimo vogal. Mais de trinta pessoas se filiaram ao partido, dentre elas pré-candidatos a vereador nas eleições de 2016.




sábado, 18 de julho de 2015

JOVEM É MORTO VENDO TELEVISÃO

Foi assassinado ontem a noite no bairro Vila Conceição, o jovem Vanderson Peixoto da Silva, 21 anos, que tinha o apelido de Sula. Segundo a polícia, ele foi atingido por vários tiros de pistola 380 e .40, quando assitia televisão deitado  no sofá da casa da mãe. Dois homens entraram e atiraram em Sula que estava sendo alimentado pela mãe. Ele  se recuperava de uma cirurgia na boca, vitima de um acidente de moto, no domingo passado. Os criminosos usaram uma moto para se evadirem do local do crime. De acordo com a polícia Sula estava cumprindo pena  por tráfico de droga no regime semi-aberto. Domingo passado ele e um colega atropelaram na avenida Manoel de Castro o aposentado Francisco Pereira da Silva. Os dois foram hospitalizados no Instituto José Frota em Fortaleza, e  Sula tinha chegado de Fortaleza  a dois dias. O pai dele Vanderlei Cardoso Peixoto da Silva, conhecido por Caco  foi assassinado em setembro de 2009,com s mesmas carcteristcas,pistolagem.


CANDIDATOS COMEÇAM CAMPANHA

Nove candidatos a conselheiro tutelar iniciaram suas campanhas com vistas a conseguir uma das cinco vagas no conselho. A primeira etapa do processo eleitoral foi uma prova  escrita  sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. Dois dos dez candidatos não lograram êxito, e foram desclassificados. Posteriormente, quando do sorteio dos números de cada candidato,  coordenado por uma comissão do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e Adolescente-COMDICA, Genira Bezerra até então postulante, desistiu, alegando problemas pessoais.  São candidatos Antônia Ironeide Peixoto, Romário Oliveira Gomes, Ediana Fernandes Calixto, Maria Jéssica Lima Silva, Maria Clébia Borges Nogueira, Débora Arraby Peixoto, Elizio Carlos de Almeida, Francisca Cleide Peixoto e Alidiane Bezerra Pinheiro. Essa última juntamente  com  Clébia Nogueira  e Ediana Calixto são candidatas a reeleição. A eleição será dia 4 de outubro e o voto é facultativo, diferentemente da eleição partidária. O ministério público fiscalizará a eleição e o Tribunal Regional Eleitoral, vai liberar as urnas para colher os votos e a coordenação será do COMDICA.

115 ANOS DE RELIGIOSIDADE

Todo ano no povoado Torrões, que já foi distrito, os católicos no mês de julho realizam a festa da padroeira Nossa Senhora de Perpétuo do Socorro. São dez dias de missas, novenas, promessas, e atividades sociais, cujo inicio foi no ano de 1900. Um fazendeiro da região, de nome Luis Pinheiro de Souza doou um pedaço de terra de sua propriedade a  igreja e ao mesmo tempo construiu uma capela e deu nome de Nossa Senhora de Perpétuo do Socorro. Essa ação do fazendeiro, foi devido uma promessa feita e alcançada por ele, de ter  uma filha dele ficar curada de uma deficiência física. Desde então até os dias atuais essa fé permanece viva nas pessoas que organizam a festa religiosa, e quem participa anualmente. Passados esses anos todos, a capela foi aumentada e novas instalações foram acrescidas ao patrimônio da igreja católica. Conta a aposentada Benedita Bezerra, por sinal parente de Luis Pinheiro, que ela também foi curada  pelo milagre da santa. Em 2011 Benedita foi ao médico para fazer uma cirurgia dos rins, entretanto, na noite anterior sentindo muitas dores  apelou para santa e fez uma promessa. No dia seguinte fez exames, e ao receber o resultado  ficou sabendo que não estava mais com "pedras nos rins". Para compensar a  recuperação  da saúde, Benedita todo ano dar uma esmola a santa e faz orações como forma de agradecimento.  

segunda-feira, 13 de julho de 2015

FESTIVAL JUNINO MANTÉM TRADIÇÃO NORDESTINA

Para não deixar a tradição nordestina morrer, e ao mesmo tempo ofertar ao público um espetáculo bonito, um grupo de jovens com apoio de patrocinadores promoveram o Primeiro Festival Jaguaretama Cidade Junina, Unidos pelo São João, realizado no ginásio esportivo. Das oito quadrilhas que se apresentaram, foram vencedoras Filhas do Sertão(da cidade de Limoeiro do Norte), Brilha São João(São João do Jaguaribe) e Tradição Junina(Independência), respectivamente primeira, segunda e terceira colocada, com a seguinte premiação, R$ 1.500,00 - R$ 1.000,00 e R$ 500,00. Para o casal de noivo e para rainha foram dados troféus. Os jurados foram indicados pela Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará e a organização coube a Fagner, Paloma, Teds Eduardo e Júnior, auxiliado pelo grupo junino Flor do Sertão. A participação da prefeitura foi na liberação do ginásio de esportes. Disse Fagner Fernandes "o povo provou que gosta de quadrilhas, porque o ginásio ficou totalmente lotado "
.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

LIXO, CAVALOS E CÃES NUM MESMO ESPAÇO NÃO COMBINA

Quem vai ao hipódromo municipal, força de  expressão,  para assistir corridas de cavalos, apostar ou  quem está diariamente lá, dar de cara  com um cenário nojento, sujo, mau cheiro, carrapato, mosca, cães  latindo, dejetos humanos expostos, um verdadeiro estado de abandono, de um logradouro público, que volta a ser frequentado, depois de uma temporada sem atividade. No mesmo espaço tem baias de cavalos, canil, lixo, lagoa para receber dejetos de fossas, pista de corrida, e um lixão a céu aberto. Todo domingo um bom número de pessoas acorrem ao local para apostar ou simplesmente ver as corridas de cavalos, um esporte que tem admiradores  e que por muito tempo, esteve parado. Mas reclamações não falta, sobretudo daqueles visitantes, que pergunta logo, aqui não tem prefeito?. O dono de cavalo Antônio Torquato já procurou a gestora, para separar o canil das baias, e limpar o espaço em torno da pista, mas segundo ele, o secretário de infra estrutura, disse que a prefeitura "não iria fazer nada, vocês que são donos de cavalo que faça". Próximo das duas baias, o catador de lixo Ademar Cirino(foto), ignora o problema e diz que por dia ele ganha vinte reais, catando papel, garrafa. Além da sujeira que toma conta do terreno público, falta energia e água, mas sobra  reclamações dos visitantes ou daqueles que todo dia estão no local, cuidando dos cavalos, que são as estrelas do esporte.









quarta-feira, 8 de julho de 2015

CEMITÉRIO SEM ESPAÇO PARA SEPULTAMENTO

Já não cabe mais gente no cemitério público.  Exceto  se  a  família já tiver  túmulo no mesmo. Terreno para vender faz tempo que não tem. Quando tinha o preço era dez reais, afirma Fátima Cirilo, responsável pelas vendas.  Segundo o coveiro Francisco Silva, esta situação foi detectada desde o ano passado, inclusive comunicada a prefeita municipal. Ainda de acordo com "chico coveiro" uma área de terra pertencente ao DNOCS foi solicitada pela gestora, para ampliar o cemitério.Não há dados oficiais, nem na paróquia, nem no cartório de registro de imoveis, e nem tampouco na prefeitura, sobre a construção do mesmo, que se estima ter mais de cem anos. Datas de sepultamentos de pessoas é única fonte que se tem. O aposentado Franklin Almeida conta que na década de 60 fazendo serviços na igreja matriz, encontrou ossos de pessoas. O mesmo diz também que por trás da igreja era um cemitério, posteriormente  transferido para o atual local. Com uma área de um hectare, o cemitério foi ampliado duas vezes, em 1985 e 1994, pelos ex-prefeitos  Raimundo Lucas de Brito e Afonso Cunha Saldanha, respectivamente. No mês passado um requerimento de autoria do vereador Emiliando Silva, foi aprovado na câmara, solicitando sua ampliação.

domingo, 5 de julho de 2015

POSTO DE SAÚDE É FEITO PELA COMUNIDADE

Um posto de saúde foi construído pela associação comunitária da  localidade de Caçimba da Onça, e será usado pelo programa saúde da família. Na inauguração do prédio estavam a prefeita municipal Ila Pinheiro, associados e  lideranças políticas. De acordo com a direção da associação, o material e os serviços para construção do prédio, foram através de doações. Um almoço, uma missa e um sorteio foram promovidos pela direção da associação, que antes construiu outros prédios, (garagem para trator e a sede da associação). O atendimento médico pelos profissionais do programa saúde da família, é feito na sede da associação, mas  a partir de agora  será no local apropriado, em  melhores instalações.

-DESENTENDIMENTO MOTIVOU TRANSFERÊNCIA DO FREI DJACI

O religioso Djaci Sampaio da Rocha transferido recentemente para Fortaleza, por determinação do Conselho Provincial dos Frades Capuchinhos do Piauí e Ceará, disse por telefone " no momento não posso falar, porque sou um vaso de barro e obedeço ordem". E lamentou muito não poder realizar o Festival Vocacional Capuchinhos, marcado para o mês de agosto, "o povo não mediu esforços, estava dando tudo certo, mas  não tive apoio da paróquia". Quem também lamentou a saída do frei Djaci foram as mães dos jovens que participavam das aulas de teclado e violão, dadas pelo frei. Uma dessas mães, até comparou o trabalho missionário de Djaci com o frei Geraldo, que de repente foi também transferido "o que é bom dura pouco", frisou. Outro religioso que saiu  inesperadamente da paróquia foi o frei Chagas, semelhante a Djaci e Geraldo, humildes, bondosos e elogiados pelas pessoas, devido seus trabalhos junto aos mais carentes.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

DONA DE CASA MORRE DE DENGUE HEMORRÁGICA

A dona de casa Raimunda Diógenes Mauricio, 58 anos de idade, morreu vítima de dengue hemorrágica, segundo diagnóstico médico do hospital regional de Limoeiro do Norte, aonde ela foi atendida, e depois transferida para Fortaleza, no entanto durante a viagem ela não resistiu e morreu. A direção do hospital de Jaguaretama, acha estranha o diagnóstico, porque segundo  Aldiana Pessoa , teria a mulher que ser examinada pelo serviço de verificação de óbito, o que não foi feito. Ainda de acordo com a diretora, Raimunda chegou a ser atendida na unidade hospitalar de Jaguaretama por duas vezes, na sábado e domingo, nos dois atendimentos, ela  sentiu sintomas de febre, náusea e vômito, e depois foi liberada, no entanto na madrugada de segunda feira, ele voltou a se sentir mal e levada para Limoeiro do Norte. Segundo o secretário de saúde, Luis Neto está sendo aguardado o resultado do exame  "para poder afirmar com precisão  a causa da morte". Agentes de endemias estiveram na localidade onde Raimunda residia, e colheram informações, mas acham estranho dizer que foi dengue, pelo fato de não ter no município nenhum foco, a não ser que seja importado, acrescentou um agente de endemias.