segunda-feira, 29 de junho de 2015
RELIGIOSO É PUNIDO COM TRANSFERÊNCIA PELO CONSELHO PROVINCIAL
O Conselho Provincial dos Frades Capuchinhos do Ceará e Piauí, não gostaram da atitude do religioso Djaci Sampaio da Rocha, de ter planejado um Festival Vocacional Capuchinhos, sem comunicar ao Conselho, e diante do fato, resolveu transferi-lo da paróquia de Jaguaretama. De acordo com o frei Antônio "até agora não fomos informado para onde ele foi. Eu tomei conhecimento do projeto dele, mas infelizmente não foi dado conhecimento ao conselho, por isso acredito que foi esse o motivo da transferência dele". Pretendia o religioso realizar o festival com jogos esportivos na quadra da escola estadual Instituto Imaculada Conceição e tinha como objetivo "despertar nos jovens a vocação, aquisição de valores espirituais e o chamado de Deus em suas vidas". Sem recursos financeiros para custear as despesas, o Djaci pretendia pedir ajuda para alimentação e aquisição dos uniformes dos jogadores. Por conta dessa situação, ele procurou o radialista Valdizio Barreto, e pediu seu apoio, no sentido de fazer uma campanha na rádio pedindo doações. O Liberal tentou um contato com o religioso mas não conseguiu
quarta-feira, 24 de junho de 2015
CORRUPÇÃO NUNCA MAIS UM PROJETO DA MAÇONARIA BRASILEIRA
A sociedade brasileira não suporta mais esta situação, e aguarda atitudes das pessoas de bem para combater os desmandos que assolam o país. Sendo assim a maçonaria brasileira idealizou a estratégia de se criar o projeto de lei de iniciativa popular denominado "Corrupção Nunca Mais". Esta é uma bandeira de todos que lutam pela melhoria do nosso Brasil e da qualidade de vida das nossas cidades, Essas colocações estão nos panfletos que os maçons estão distribuindo com a população e ao mesmo tempo colhendo assinaturas para que alcance o número de l,5 milhão . Em entrevista ao radialista Valdizio Barreto no programa da Rádio Emoções FM, o maçom Alciano Fernandes Filho, foi taxativo "o povo não suporta mais tanta corrupção, está na hora das pessoas se mexerem e cobrarem resolutividade dos nossos parlamentares". Segundo Alciano que mora na cidade de Barbacena-Minas Gerais, a ideia surgiu da loja maçônica daquela cidade e se espalhou para o país, que junto com outras entidades de classe quer coletar as assinaturas até o dia 15 de novembro, para dar entrada na câmara federal. Diz ele, "dos doze meses do ano, nós trabalhamos cinco só para pagar impostos, isso é insuportável". Ainda de acordo com o maçom, apesar da gravidade do problema "os legisladores não aprovam projetos no sentido de extirpar a corrupção, parece que eles não estão sentindo na pele". Escolas públicas de qualidade, hospitais mais humanos e mais segurança, são condições básicas que a sociedade quer, concluiu ele.
terça-feira, 23 de junho de 2015
SINDICATO FAZ ELEIÇÃO E RENOVA SEUS DIRIGENTES
Os associados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais desse município elegeram no último domingo(21) a nova diretoria e conselho fiscal para nos próximos quatro anos dirigirem a entidade. Presidente Maria Evandira de Melo, secretária geral Ana Paula da Silva, secretária de finanças Antônia Magnerite Coelho de Lima, secretário de política agrícola e agrária Francisco Assis de Souza Campos, secretária de políticas sociais Francisca Pereira dos Santos. Conselho Fiscal Raimundo Genival Pinheiro, Francisca Chagas de Souza Oliveira e Maria Deijaci Lima Medeiros. Dos 124 associados aptos a votarem, 114 foram as urnas e votaram na única chapa, cuja votação foi na sede do sindicato(cidade) e nas delegacias sindicais das localidades de Trapiá, Santa Fé e Santana. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 26 de julho, quando se encerra o mandato dos atuais dirigentes. Raimundo Genival que preside o sindicato há oito anos disse "a minha contribuição foi dada, torço para os companheiros que estão entrando que façam um bom trabalho". Enquanto isso a futura presidente Evandira Melo que já tem experiência e militância na vida sindical, afirma "é nosso compromisso de continuar com a mesma garra e vontade sempre voltada para os interesses da nossa categoria". MOTO - Diante do baixo comparecimento dos associados na eleição, a nova diretoria busca uma maneira de estimulá-los a regularizar suas situações financeira. Para isto junto com a Federação da Agricultura, vai promover um sorteio de uma moto, que vai ser estendido aos associados de outros sindicatos do vale jaguaribano. Segundo Evandira é cobrado de cada associado o valor de R$ 15,76 por mês, "que entendemos ser suficiente o seu pagamento".
domingo, 21 de junho de 2015
PMDB RENOVA DIRETÓRIO
O ex-vereador José Auri Leite foi reconduzido presidente do diretório municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB. Uma só chapa foi apresentada aos convencionais da sigla que se reuniram no prédio da câmara municipal, e contou com a presença de dirigentes de outros partidos, como a vereadora Raimunete Chaves do PP, vereador Rubens Pinheiro representante do PRB, vereadora Ana Kelly Queiroz do PSDB, Lúcio Gualberto presidente da comissão provisória do PR. O ex-vereador Jairo Júnior disse no seu pronunciamento "me decepciono com a sigla a nível nacional, porque dar apoio ao PT, que vem envergonhando o país, a nível local não é preciso ser adversário pra ver os erros da gestão municipal". Já José Auri criticou a postura do vereador Natalí
cio Rufino e o excluiu da chapa por orientação da direção estadual do PMDB, "porque quem não mostrar fidelidade é para ficar de fora do diretório". O diretório é formado por vinte e um membros, e o conselho de ética e disciplina tem cinco membros, além dos delegados a convenção estadual.
cio Rufino e o excluiu da chapa por orientação da direção estadual do PMDB, "porque quem não mostrar fidelidade é para ficar de fora do diretório". O diretório é formado por vinte e um membros, e o conselho de ética e disciplina tem cinco membros, além dos delegados a convenção estadual.
terça-feira, 16 de junho de 2015
DIRIGENTES DO PARTIDO REPUBLICANO SÃO RECEBIDOS PELO DEPUTADO CAPITÃO VAGNER
Liderado pelo bancário Glairton Cunha, dirigentes do Partido Republicano estiveram no gabinete do deputado estadual Capitão Vagner para convidá-lo para a convenção do partido que será realizada no mês de julho, e ao mesmo tempo manter contato com o parlamentar. "Foi uma oportunidade para agente estreitar nossas relações e o convidar para nossa convenção", disse Glairton que estava acompanhado do presidente da sigla no município Lúcio Gualberto Pereira, Vinicius Lima, José Francisco Farias, Alison Vieira e Francisco Saldanha. O deputado aproveitou o momento para dizer que o PR vai ser estruturado em todos os municípios, "porque esse é um compromisso de fortalecer o partido e disputar as eleições no próximo ano". Reiterou o parlamentar seus compromissos de campanha, principalmente para cobrar do governo estadual mais segurança, que foi a sua bandeira de campanha, "sem esquecer outros problemas como a estiagem e a saúde".
segunda-feira, 15 de junho de 2015
PREFEITA NÃO ACEITA COMPETIÇÃO NO GINÁSIO ESPORTIVO
A prefeita Ila Pinheiro não aceitou que a copinha sub-15 que seria promovida pelo desportista Júnior Gavião fosse realizada no ginásio de esportes. Segundo Júnior, em conversa com o diretor de esportes Cícero Torquato este teria dito " a prefeita não gostou de seu nome não ter sido citado na final da copinha sub-13, e sim somente os patrocinadores, além do mais na câmara só falaram também das pessoas que apoiaram, e não citaram o apoio da secretaria de esportes". Já para o radialista Valdizio Barreto, Cicero disse outra versão "eu pedi a Júnior um projeto para levar para a prefeita, porque quem decide é ela". Como o ginásio foi negado, o início da copinha que iria reunir garotos de até 15 anos foi adiado. Essa exigência da gestão é simplesmente politicagem, porque outros eventos que não são esportivos já aconteceram no local, como casamento, velório, reunião política e colação de grau, sem ser pedido pela administração nenhum projeto.
sexta-feira, 12 de junho de 2015
MECÂNICO É ASSASSINADO NA PORTA DA OFICINA
Foi homicidado hoje na rua Teófilo Peixoto, as 9 horas o mecânico Antônio Garcia Barbosa, 49 anos, conhecido por Antônio de Raimundinha. Foram disparados vários tiros de pistola contra a vitima que ficou com o rosto desfigurado. Segundo informações repassada para a polícia, os autores do crime foram dois homens que chegaram em uma moto e efetuou os disparos contra Antônio que estava na calçada da oficina de motos de sua propriedade. A fuga dos atiradores foi imediata sem deixar nenhuma pista. Não muito longe da cena do crime, uma loja de confecções foi arrombada e levada roupas que segundo a proprietária valia treze mil reais. A polícia esteve no local, rua Tristão Gonçalves centro comercial da cidade, e acha que os ladrões fizeram o furto pela madrugada.
SERVIDORES MUNICIPAIS REIVINDICAM REAJUSTES
Reuniram-se no fórum o promotor público Igor Caldas, a prefeita municipal Ila Pinheiro e a presidenta do Sindicato dos Servidores Público de Jaguaretama Nerivanda Lopes, para discutirem reajuste salarial para motoristas do hospital, além da continuação do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em janeiro desse ano, bem como o pagamento do mês de dezembro de 2012. Não houve consenso, e ficou marcada uma outra reunião para o dia 25 desse mês, que segundo Nerivanda irá definir as questões discutidas. Disse ela "graças a Deus temos um ministério público atuante, porque se não fosse assim, os servidores seriam tratados de outra forma". No mesmo dia dirigentes da associação dos professores também se sentaram com a prefeita e cobrou dela reajuste salarial. De acordo com José Jorge presidente da associação dos professores, ficou definido que em agosto seria dado o aumento. "Mas nós vamos se reunir com os demais colegas e discutir esta proposta".
quarta-feira, 10 de junho de 2015
DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Com base nos dados de chuvas informados pelo escritório da EMATERCE local, que registrou um volume de chuvas bem inferior a média do município, prejudicando a produção agrícola, a prefeita municipal Ila Pinheiro decretou situação de emergência. Com esta medida fica dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessárias as atividades de resposta a estiagem, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastre, desde que possam ser concluídos no prazo máximo de 180 dias. O mapa de chuvas registrada na cidade foi de 249 mm, que corresponde a 30% da média da região. Janeiro não choveu, fevereiro 39,4 mm, março 143,6 mm, abril 23 mm, maio 30 mm, totalizando 249,0 mm. Constatada a frustação da safra de milho e feijão, os agricultores que foram cadastrados no programa Garantia Safra, deverão receber a partir de agosto R$ 850,00 dividido em seis parcelas. Foram informados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário 1616 agricultores. Para confirmar a perda da safra, técnicos da secretaria de agricultura do município estão visitando propriedades rurais in loco, e depois farão laudos de perdas.
terça-feira, 9 de junho de 2015
O QUE EU GANHEI DA POLITICA FOI ANTIPATIAS- VEREADOR RODOLFO CUNHA
Se dizendo está mais amadurecido e até arrependido de certos atos, o vereador Rodolfo Morais da Cunha-PT, falou por mais de uma hora com o radialista Valdizio Barreto, sobre política, relação com o vereador Emiliando Silva, críticas da imprensa, viagem a Portugal, administração da prefeita municipal, veículo dele agregado a prefeitura, família, e o inquérito policial na polícia federal sobre a compra de duas caçambas, financiadas pelo Banco do Nordeste. Aproveitou ele para "pela terceira vez pedir desculpas ao povo de Jaguaretama de ter subido em palanque e prometido mudanças". E declarou "na política eu ganhei antipatias". Arriscou até uma previsão "se eu passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, vou pensar duas vezes se continuo na política, vou trabalhar na advogacia".
VIAGEM A PORTUGAL - O presidente teve ciência da minha viagem a Portugal. Como não tinha matérias para votar ele me autorizou. Eu considero a viagem uma missão cultural. Não fui em busca de farra, passear não. A função do vereador é extra-c^^amara, é muito além da câmara, ele pode licenciar-se.Levei a bandeira do município, pelo meu amor a esta terra.
PROJETO DE INCENTIVO AOS AGENTES DE SAÚDE- Senti que a categoria não está de acordo com a redução do incentivo, e pedi para discutir noutra oportunidade. Nunca votei numa lei que retire interesses da coletividade.
MENSAGENS COM CRÍTICAS - Não é a primeira vez que está rádio vem citando meu nome, fazendo críticas ao meu trabalho. Agora o limite estourou. A constituição federal veda o anonimato, que coloca o nome das pessoas em jogo.
PROVA DA OAB - Se eu passar na prova vou conciliar as duas situações, como vereador e advogado, mas pensarei duas vezes se vale a pena. Vou abrir o escritório, estou confiante no resultado. Três dias depois saiu o resultado e Rodolfo foi aprovado.
R ELAÇÃO COM EMILIANDO - Eu nunca acusei o vereador Emiliando, mas ele de vez em quando dirige acusação contra mim. Sempre tenho feito minha defesa. Até ontem ele estava na gestão, como criticar a saúde de Jaguaretama? Era ele quem administrava a saúde local. No momento que meu pai assumiu a saúde bucal já conseguiu um programa "Brasil Sorridente", que é sete mil por mês para prótese dentária, e ganhou também três consultórios odontológicos.
FAMILIARES NA GESTÃO - Eu passei a vida inteira na oposição, nunca mudei de grupo político. Recebi convite para participar da gestão, mas recusei. Agora pela primeira vez que tenho oportunidade de participar. Tem quatro pessoas da minha família, e se juntar o salário das quatro não chega a um salário de secretário. Não acho que minha máscara caiu, só porque tem 4 pessoas da minha família participando da gestão? Eu deixei de assumir as secretarias de cultura, esporte e saúde, mas disse não.
GRUPO POLÍTICO - Faço parte do Partido dos Trabalhadores, minha convivência com Emiliando sempre foi conflitosa. Se a reforma política sair vou tomar uma atitude. O PT não é mais o mesmo. Nunca tive vez no PT. Hoje estou na base da prefeita, acho que ela gosta de mim. Já procurei três vezes para sair, mas ela se recusa a colocar as minhas pessoas para fora.
AMADURECIMENTO - Acho que estou me dando bem com todo mundo. Agora estou mais maduro, fui muito nervoso no passado, mas por conta da indignação e decepção eu mudei meu comportamento na câmara. A política era prioridade na minha vida, hoje não é mais. Estou concluindo pós graduação em gestão ambiental, vou começar um curso de inglês. Recebi convite para ser professor de universidade. Eu mudei porque dei prioridade a minha vida pessoal. Se a eleição fosse hoje no PT não pleiteava a reeleição. Não faço parte da direção do partido, não há entendimento, faz doze anos de militância política, fiz oposição ferrénea e arranjei antipatias.
RELAÇÃO COM O RADIALISTA VALDIZIO BARRETO - Não estava satisfeito de passar por Valdizio e não poder cumprimentá-lo. Fico chateado quando ele me dirige essas palavras de críticas. A impressão que tenho que ele quer macular minha imagem. Sempre mantive uma boa relação com ele, inclusive fiz oposição com ele.
OPINIÃO SOBRE DISCUSSÃO DE NATALÍCO E EMILIANDO - O servidor Natalicio é concursado. A única coisa errada que consigo enxergar é inveja e persiguição política. Ele está fazendo o bem e é perseguido. A lei não proibe fazer caridade, na qualidade de voluntário não há impedimento algum.
REFORMA POLITICA - A politica ideológica está em frangalhos. A reforma politica está sendo muito tímida. Morri por aquelas pessoas do concurso e teve alguns que votam no candidato do Bena, e até me criticaram. A grande maioria do eleitor só vota se der algo a ele. Não adianta está na câmara construindo antipatias. O voto assistencialista é muito grosseiro. Ninguém ressaltou o meu projeto de parceria pública-privada, que versa sobre publicidade no fardamento escolar.
FUTURO POLITICO - A minha posição nas próximas eleições vai ser a mesma. Quem vai escolher são as pessoas que votaram em mim, que acreditam no meu trabalho. Estou aberto a votar em qualquer cidadão, desde que tenha nome limpo. Candidato a prefeito não sou e não sou de falar de promessas, meus discursos é de trabalho, de projetos que fiz, de ações.
GESTÃO DA PREFEITA ILA PINHEIRO - A gestão municipal está desgastada. Ila herdou situações difíceis, contas do INSS, ações trabalhistas. Está no tempo de parar de falar de Bena. Eu disse no início da administração, o difícil é manter esse grupo. A prefeita nunca ligou para me pedir explicações sobre críticas. Peço outra vez desculpas por todas promessas que não foram cumpridas.
SAÚDE MUNICIPAL - Eu percebo que o secretário Luis Neto tem boa vontade, está sempre procurando resolver a situação da saúde do município. Aldiana tem feito o máximo. Eu pedi a prefeita para fazer o concurso para médico, para Emiliando trabalhar no hospital, ele é um bom profissional.
CARRO AGREGADO A PREFEITURA- O carro foi todas as viagens, mas um certo dia eu me reunir com Aldiana e foi identificado que os pacientes que iam para Russas fazer emodiales, dava para ir no carro do hospital. No ano passado fizemos um relatório que dava para economizar quase trinta mil reais na saúde, dentre eles o meu carro que foi retirado depois.
COMPRA DAS CAÇAMBAS - O ex-vereador Evando me denunciou e até agora nada aconteceu comigo. Eu financiei dois carros junto ao banco do nordeste. Abri uma empresa e financiei os veículos. Todo procedimento foi feito no cartório de Francijaime. Não consegui trabalho para os caminhões, devido uma quadra invernosa muito pesada. Ainda levei as caçambas para Sergipe, para poder pagar as parcelas. Quando vi que não conseguia continuar pagando as parcelas, vendi os carros para dois cidadões de Quixadá. Nunca deixou de ser no meu nome os veículos. Todos os documentos estão comigo. Eu fiz questão de ir a polícia federal e o delegado disse que a denúncia não procedia. Ainda hoje os carros estão em meu nome, mas infelizmente os compradores atrasaram as parcelas, como não sou criança já entrei com uma execução contra os devedores fraudulentos Geraldo Maia Holanda e e João Marcondes Neto. Eu tenho o meu nome limpo, porque a justiça sabe que esses carros não são mais meu. Os veículos continuam no meu nome enquanto eles não botarem em dia. Eu não posso transferir por isso que entrei com ação contra eles. Qualquer um pode passar pelo que estou passando. É só para querer macular o vereador Rodolfo, eu não tenho rabo preso. Reputação agente traz do berço e desenvolve. A minha vida pessoal nunca ninguém me acusou.
VIAGEM A PORTUGAL - O presidente teve ciência da minha viagem a Portugal. Como não tinha matérias para votar ele me autorizou. Eu considero a viagem uma missão cultural. Não fui em busca de farra, passear não. A função do vereador é extra-c^^amara, é muito além da câmara, ele pode licenciar-se.Levei a bandeira do município, pelo meu amor a esta terra.
PROJETO DE INCENTIVO AOS AGENTES DE SAÚDE- Senti que a categoria não está de acordo com a redução do incentivo, e pedi para discutir noutra oportunidade. Nunca votei numa lei que retire interesses da coletividade.
MENSAGENS COM CRÍTICAS - Não é a primeira vez que está rádio vem citando meu nome, fazendo críticas ao meu trabalho. Agora o limite estourou. A constituição federal veda o anonimato, que coloca o nome das pessoas em jogo.
PROVA DA OAB - Se eu passar na prova vou conciliar as duas situações, como vereador e advogado, mas pensarei duas vezes se vale a pena. Vou abrir o escritório, estou confiante no resultado. Três dias depois saiu o resultado e Rodolfo foi aprovado.
R ELAÇÃO COM EMILIANDO - Eu nunca acusei o vereador Emiliando, mas ele de vez em quando dirige acusação contra mim. Sempre tenho feito minha defesa. Até ontem ele estava na gestão, como criticar a saúde de Jaguaretama? Era ele quem administrava a saúde local. No momento que meu pai assumiu a saúde bucal já conseguiu um programa "Brasil Sorridente", que é sete mil por mês para prótese dentária, e ganhou também três consultórios odontológicos.
FAMILIARES NA GESTÃO - Eu passei a vida inteira na oposição, nunca mudei de grupo político. Recebi convite para participar da gestão, mas recusei. Agora pela primeira vez que tenho oportunidade de participar. Tem quatro pessoas da minha família, e se juntar o salário das quatro não chega a um salário de secretário. Não acho que minha máscara caiu, só porque tem 4 pessoas da minha família participando da gestão? Eu deixei de assumir as secretarias de cultura, esporte e saúde, mas disse não.
GRUPO POLÍTICO - Faço parte do Partido dos Trabalhadores, minha convivência com Emiliando sempre foi conflitosa. Se a reforma política sair vou tomar uma atitude. O PT não é mais o mesmo. Nunca tive vez no PT. Hoje estou na base da prefeita, acho que ela gosta de mim. Já procurei três vezes para sair, mas ela se recusa a colocar as minhas pessoas para fora.
AMADURECIMENTO - Acho que estou me dando bem com todo mundo. Agora estou mais maduro, fui muito nervoso no passado, mas por conta da indignação e decepção eu mudei meu comportamento na câmara. A política era prioridade na minha vida, hoje não é mais. Estou concluindo pós graduação em gestão ambiental, vou começar um curso de inglês. Recebi convite para ser professor de universidade. Eu mudei porque dei prioridade a minha vida pessoal. Se a eleição fosse hoje no PT não pleiteava a reeleição. Não faço parte da direção do partido, não há entendimento, faz doze anos de militância política, fiz oposição ferrénea e arranjei antipatias.
RELAÇÃO COM O RADIALISTA VALDIZIO BARRETO - Não estava satisfeito de passar por Valdizio e não poder cumprimentá-lo. Fico chateado quando ele me dirige essas palavras de críticas. A impressão que tenho que ele quer macular minha imagem. Sempre mantive uma boa relação com ele, inclusive fiz oposição com ele.
OPINIÃO SOBRE DISCUSSÃO DE NATALÍCO E EMILIANDO - O servidor Natalicio é concursado. A única coisa errada que consigo enxergar é inveja e persiguição política. Ele está fazendo o bem e é perseguido. A lei não proibe fazer caridade, na qualidade de voluntário não há impedimento algum.
REFORMA POLITICA - A politica ideológica está em frangalhos. A reforma politica está sendo muito tímida. Morri por aquelas pessoas do concurso e teve alguns que votam no candidato do Bena, e até me criticaram. A grande maioria do eleitor só vota se der algo a ele. Não adianta está na câmara construindo antipatias. O voto assistencialista é muito grosseiro. Ninguém ressaltou o meu projeto de parceria pública-privada, que versa sobre publicidade no fardamento escolar.
FUTURO POLITICO - A minha posição nas próximas eleições vai ser a mesma. Quem vai escolher são as pessoas que votaram em mim, que acreditam no meu trabalho. Estou aberto a votar em qualquer cidadão, desde que tenha nome limpo. Candidato a prefeito não sou e não sou de falar de promessas, meus discursos é de trabalho, de projetos que fiz, de ações.
GESTÃO DA PREFEITA ILA PINHEIRO - A gestão municipal está desgastada. Ila herdou situações difíceis, contas do INSS, ações trabalhistas. Está no tempo de parar de falar de Bena. Eu disse no início da administração, o difícil é manter esse grupo. A prefeita nunca ligou para me pedir explicações sobre críticas. Peço outra vez desculpas por todas promessas que não foram cumpridas.
SAÚDE MUNICIPAL - Eu percebo que o secretário Luis Neto tem boa vontade, está sempre procurando resolver a situação da saúde do município. Aldiana tem feito o máximo. Eu pedi a prefeita para fazer o concurso para médico, para Emiliando trabalhar no hospital, ele é um bom profissional.
CARRO AGREGADO A PREFEITURA- O carro foi todas as viagens, mas um certo dia eu me reunir com Aldiana e foi identificado que os pacientes que iam para Russas fazer emodiales, dava para ir no carro do hospital. No ano passado fizemos um relatório que dava para economizar quase trinta mil reais na saúde, dentre eles o meu carro que foi retirado depois.
COMPRA DAS CAÇAMBAS - O ex-vereador Evando me denunciou e até agora nada aconteceu comigo. Eu financiei dois carros junto ao banco do nordeste. Abri uma empresa e financiei os veículos. Todo procedimento foi feito no cartório de Francijaime. Não consegui trabalho para os caminhões, devido uma quadra invernosa muito pesada. Ainda levei as caçambas para Sergipe, para poder pagar as parcelas. Quando vi que não conseguia continuar pagando as parcelas, vendi os carros para dois cidadões de Quixadá. Nunca deixou de ser no meu nome os veículos. Todos os documentos estão comigo. Eu fiz questão de ir a polícia federal e o delegado disse que a denúncia não procedia. Ainda hoje os carros estão em meu nome, mas infelizmente os compradores atrasaram as parcelas, como não sou criança já entrei com uma execução contra os devedores fraudulentos Geraldo Maia Holanda e e João Marcondes Neto. Eu tenho o meu nome limpo, porque a justiça sabe que esses carros não são mais meu. Os veículos continuam no meu nome enquanto eles não botarem em dia. Eu não posso transferir por isso que entrei com ação contra eles. Qualquer um pode passar pelo que estou passando. É só para querer macular o vereador Rodolfo, eu não tenho rabo preso. Reputação agente traz do berço e desenvolve. A minha vida pessoal nunca ninguém me acusou.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SECA FRUSTA PARTICIPANTES
A ausência de deputados, de dirigentes de órgãos estaduais e até da prefeita municipal, foram criticados pelos participantes da audiência pública promovida pelos vereadores, para discutir os problemas da estiagem. "Me sinto frustado pelo não comparecimento dos convidados, a quem entreguei o convite em mãos, fica aqui o meu repúdio", disse o presidente da câmara Rubens Pinheiro. Emendou a vereadora Raimunete Chaves, "a ausência também da prefeita Ila é injustificável". Infelizmente sem a presença dos dirigentes estaduais a nossa audiência não foi proveitosa, assegurou outra vereadora, Ana Kelly. A insatisfação do ex-prefeito Francijaime Costa foi notória, "eu achava que solução plausivel sairia, mas nada aconteceu. E perguntou cadê o plano municipal da seca?. O do Banco do Brasil não mandou um representante, foi outra falta de respeito, todos fogem com medo da realidade". Para o presidente do Sindicato Rural, Expedito Diógenes uma máquina perfuratriz para cavar poços profundo é o que mais precisa nesse momento, para salvar o rebanho animal, senão vai haver uma carnificina de animais". Segundo o secretário de agricultura, Filadelfo Pinheiro a prefeitura vem fazendo ações para diminuir o impacto ambiental e afirmou que já foi decretado situação de emergência do município. Disse mais que já foram pagas pela prefeitura três parcelas do programa garantia safra, que é a contrapartida da prefeitura. Serão beneficiados 1616 produtores rurais com o beneficio do governo federal. Informou ainda que laudos técnicos estão sendo preparados sobre a perda da safra agrícola. Duzentas cisternas de placas foram liberadas para as localidades de Desterro, São Pedro e Caiçara. Um documento foi elaborado elencando as ações necessárias para enfrentar a seca, perfurações e recuperação de poços profundos, créditos financeiros, construção de cisternas, adutoras, e será enviado ao governador estadual e aos deputados que foram votados no município, além do secretário de desenvolvimento agrário Dedé Teixeira. JUSTIFICATIVA - Participaram do evento, realizado na câmara municipal João Menezes representante da EMATERCE, Humberto Azevedo da COGERH, João Crisóstomo de Moura gerente da agência do Banco do Nordeste de Jaguaribe, Expedito Diógenes do Sindicato Rural e dirigentes de associação comunitária. O representante da prefeita municipal, Ari Saldanha justificou a ausência dela, dizendo "ela foi para outro evento" e defendeu a gestora ao afirmar "a prefeitura não faz milagre, faz o que pode, temos limites, não podemos investir recursos só na seca, tem outros setores". Já o gerente do Banco do Nordeste João Crisóstomo disse "recursos o banco tem, mas é preciso projetos que o banco não faz, os pecuaristas tem que contratar um projetista para elaborar esses projetos" e que não foi publicada nenhuma lei sobre renegociação de dívidas, como era a expectativa de muitos criadores.
domingo, 7 de junho de 2015
PROFESSORES FAZEM ALERTA A GESTÃO
Os professores da rede municipal das escolas da cidade fizeram uma manifestação semana passada, como forma de alerta a gestão pelos pleitos que estão pendentes, e que vem sendo conduzido de forma indiferente pela prefeita e secretária de educação. De acordo com o presidente da associação dos professores, José Jorge Rodrigues(foto) as reivindicações são reajuste salarial com base no percentual dado ao valor por aluno, regularização dos 60% do Fundeb, onde se constata que existe professores fora de sala de aula, mas recebem seus salários normalmente, regularização dos núcleos gestores das escolas Carloto Pinheiro e Maria Benilde, que não tem alunos suficientes para duas coordenadores, e a outra está com o núcleo gestor incompleto. Ainda segundo José Jorge aproximadamente oito educadores estão em outras atividades na gestão municipal, ou seja fora da sala de aula, porém estão recebendo seus salários normais, "o que é ilegal". Até a secretária Elisabete Segundo está recebendo seu salário normalmente, e isso conforme orientação do Tribunal de Contas dos Municípios, não pode "porque ela é agente político", frisou José Jorge, que está aguardando uma reunião com a secretária e a prefeita para resolver estas questões, "porque se as negociações não tiverem um desfecho favorável a categoria vai fazer outra mobilização".
VOTAÇÃO DE PROJETO QUE REDUZ INCENTIVOS PARA AGENTES DE SAÚDE É ADIADA
Está na câmara projeto de lei do executivo que reduz de 50 para 21% o incentivo aos agentes comunitários de saúde, cujo recursos é proveniente do governo federal, que mensalmente repassa ao município R$ 46.644,00. Uma audiência pública foi realizada para discutir a matéria, que tem a rejeição da maioria dos agentes comunitários. A participação da representante da Federação das Agentes de Saúde do Estado do Ceará, Edilsa Andrade(foto)
foi fundamental para a votação ser adiada. "Eu peço aos vereadores que não mexam na lei enquanto o decreto do piso salarial for não sancionado pela presidenta Dilma", disse ela para os vereadores no sentido de convencê-los a adiar a votação, e conseguiu. Mesmo com o argumento do secretário de saúde Luis Neto, de que o município recebe recursos para pagar 45 agentes mas tem 66, e afirmou "está nas mãos da câmara a decisão, o que for aprovado vai ser cumprido pela gestão". Segundo o secretário, vai faltar cinco mil reais para pagar o novo piso salarial. O vereador Emiliando Silva-PT antecipou seu voto contra o projeto ao dizer "matéria que prejudica o trabalhador eu não voto". Outra questão reclamada pelos agentes foi a falta de material de trabalho, que de acordo com Helena Barreto "desde 2013 eu só recebi dois protetores solares". Lápis e dinheiro para deslocamento dos agentes para capacitação foi citado por Edilsa Andrade, que declarou "o curso Caminho das Cidades não foi concluido por alguns agentes por falta de dinheiro", e ponderou "é preciso ser revista esta situação pela gestão". Num ponto houve consenso entre as agentes de saúde e o secretário Luis Neto que defendem ser feita uma redistribuição de área de trabalho, devido a disparidade do território do município, que tem localidades descobertas, por falta de profissionais. No Ministério de Saúde só estão cadastrados 46 agentes mas efetivamente existe 66.
foi fundamental para a votação ser adiada. "Eu peço aos vereadores que não mexam na lei enquanto o decreto do piso salarial for não sancionado pela presidenta Dilma", disse ela para os vereadores no sentido de convencê-los a adiar a votação, e conseguiu. Mesmo com o argumento do secretário de saúde Luis Neto, de que o município recebe recursos para pagar 45 agentes mas tem 66, e afirmou "está nas mãos da câmara a decisão, o que for aprovado vai ser cumprido pela gestão". Segundo o secretário, vai faltar cinco mil reais para pagar o novo piso salarial. O vereador Emiliando Silva-PT antecipou seu voto contra o projeto ao dizer "matéria que prejudica o trabalhador eu não voto". Outra questão reclamada pelos agentes foi a falta de material de trabalho, que de acordo com Helena Barreto "desde 2013 eu só recebi dois protetores solares". Lápis e dinheiro para deslocamento dos agentes para capacitação foi citado por Edilsa Andrade, que declarou "o curso Caminho das Cidades não foi concluido por alguns agentes por falta de dinheiro", e ponderou "é preciso ser revista esta situação pela gestão". Num ponto houve consenso entre as agentes de saúde e o secretário Luis Neto que defendem ser feita uma redistribuição de área de trabalho, devido a disparidade do território do município, que tem localidades descobertas, por falta de profissionais. No Ministério de Saúde só estão cadastrados 46 agentes mas efetivamente existe 66.
EVANGÉLICOS PROMOVEM AÇÃO SOCIAL JUNTO COM TÉCNICOS DA SAÚDE
Foi na praça Benigno Bezerra o local escolhido pelo pessoal da igreja Adventista do Sétimo Dia, para distribuirem exemplares do livro Viva com Esperança. Ao mesmo tempo técnicos da secretaria de saúde aferia a pressão arterial e fazia teste de glicemia das pessoas que passavam no local. Segundo o ancião Claudinei Lemos, a ação social foi uma maneira de "divulgar a palavra de Deus, através da leitura, do livro que versa sobre interessantes assuntos, dentre eles a questão da saúde". Vários membros da igreja percorreram o centro da cidade entregando gratuitamente o livro Viva com Esperança, que de acordo com Claudinei, mais de novecentos exemplares foram distribuidos durante o tempo que eles permaneceram na praça. Nas faixas colocadas no espaço público se destacava a questão da violência contra menores, mulheres e idosos, que a igreja adventista condena, "por ser uma atitude contrária aos ensinamentos de Deus".
Assinar:
Postagens (Atom)